Contador

contador

quarta-feira, 26 de julho de 2017

APAIXONADOS POR DEUS #InlovewithGod



     Paixão. Sign. (Wikipedia): Vem do latim "passio"-onis, derivada de "passus", cuja tradução seria algo como “sofrimento, ato de suportar”, de "pati" , 'sofrer', 'aguentar', do grego "pathe", 'sentir'. Com o tempo, entretanto, pelo idos do século XIV, ela passou a designar também “forte emoção, desejo”, e mais tarde ainda, 'entusiasmo', 'grande apreço', 'predileção', e mais, 'um vívido interesse' ou 'admiração por um ideal, causa ou atividade'.
    Empolgado. adj.: Que se empolgou; que se encontra excessivamente animado; que está muito entusiasmado; arrebatado. Diz-se daquilo que está 'preso pelas mãos ou garras'; 'agarrado'.
       Na maioria das vezes, as pessoas que se dizem apaixonadas estão mesmo é com uma empolgação excessiva (e, quando relacionada ao sexo oposto, acrescida de excitação sexual) por algo e, assim, confundem essa euforia, entusiasmo com paixão, que quando esse estímulo é alcançado, cessa, e esse algo mais perde totalmente o sentido.
      A paixão não é assim; não é uma 'coisa' que dá e passa; ela é um aditivo, não existe por si só; não parte 'do nada para o tudo' e quando o objetivo é alcançado, esfria, e sim, fica mais forte; tem o sentido de um crescimento progressivo crescente que vai se solidificando. A verdadeira paixão, ela acrescenta, ela ativa, ela impulsiona, ela estimula, ela acentua alguma coisa que existe, muitas vezes incipiente; ela é como uma mola impulsionadora em nossa vida. Ela transforma o que é frio ou morno em algo quente, tornando vívido, intenso. Ela é como uma vitamina, ou uma substância catalizadora que acelera e aumenta uma reação química, isto é, a reação sem ela acontece mas, a paixão, multiplica esse efeito, fazendo evoluir de um sentimento de simples para um sentimento 'intenso', sólido, firme.
   Um 'apaixonado' não se contenta com superficialidade, ele quer algo mais profundo, um relacionamento de 'entranhas', 'visceral', vivendo cada momento como se fosse o último.
       Sabe quem é assim??!! Deus é assim em relação a nós, literalmente apaixonado! Ele ama você e eu desde a criação do mundo. Ele faz tudo que for necessário para nos ter bem pertinho dEle. Ele ama passear com a gente, dormir com a gente, comer com a gente, rir com a gente, ficar triste com a gente; ama quando a gente O coloca em primeiríssimo lugar em tudo... Ele é extremamente participativo! Mas Ele não não impõe nada. Tudo tem que ser espontâneo, deliberado, aberto, com confiança mútua, pois Ele fiel a nós e nos quer também fiel à Ele. O amor partiu dEle (1 João 4:19) em relação a nós. Ele preparou tudinho para nós antes de nos criar - 👉 O primeiro amor (Apocalipse 2:4). Ele nos amou mais do que tudo (João 3:16). Ele não se satisfaz com relacionamentos supérfluos, do tipo 'mais ou menos' - mornos ou 'em cima do muro' (Apocalipse 3:15-16). Ele ama a intensidade dos relacionamentos profundos. Ele é apaixonado pela intimidade conosco.
      Podemos até, didaticamente, dividir o grau (nível) de relacionamento (intimidade) com Deus, comparando-o com a divisão do Templo Judaico: a) área fora do Templo; b) o Átrio Exterior; c) o Santo Lugar; e, d) o Santo Lugar ou Santos dos Santos. (ref., imagem).
a) "Fora do Templo" - é o nível mais baixo de intimidade com Deus. São as pessoas que não conhecem a Deus, aquelas que optam por não reconhecer o Senhorio de Deus ou aquelas que preferem as 'delícias' do mundo material, portanto estão fora dos limites do templo (relacionamento) (Efésios 4:17-18).
b) "Átrio Exterior" - (Apocalipse 11:2) são aquelas pessoa que admitem a existência de Deus, 'dizem' conhecer a Deus,  mas tem pouquíssima experiência com Ele. Muitas dessas pessoas são batizadas, frequentam a igreja,  ou mesmo tem cargos eclesiásticos. São os legalistas, tem o 'rótulo' de religiosos, para qual a viver a religiosidade é o cerne da vida, mais importante mesmo do que viver a essência da Palavra.
c) "Santo Lugar" - (Êxodo 26:33) este grau de intimidade é aquele em que a pessoa já experimentou um relacionamento pessoal com Deus, trabalha para o Senhor, mas alguma coisa dentro dela (culpas, pecados ocultos e não confessados, etc.), ou mesmo tem medo de ir além,  ou estão 'apegados' a alguma coisa no mundo natural (família, bens, comodidade, etc.), gerando um impedimento e acabam se acomodando àquela situação, ficando satisfeitos com o que conquistaram.
d) Santíssimo (Santo dos Santos) - (Êxodo 26:34) neste grau (nível) de intimidade, as pessoas não se contentam mais com o que tem; querem ardentemente 'o mais' de Deus (Oseias 6:3a); este é o lugar onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez ao ano e se estivesse impuro seria fulminado (dia do perdão -  Yom Kipur - Levíticos 23:24). É o nível de profundidade que Ezequiel menciona em Ezequiel 47:5. Para este nível é necessário alto grau de santidade, abnegação, desapego, anseio ardente pela Sua presença, coragem, ousadia e 'odiar o pecado' (e, na verdade, é duro dizer, mas, nós não odiamos o pecado tanto assim, por isso, contentamo-nos com Santo Lugar). O pecado nos separa de Deus - 'o véu do templo' (Isaías 59:2, Mateus 27:51).
       Você acha que é fácil estar em íntima relação com Deus?! Não é mesmo!!! Primeiro é preciso aceitar a Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador (1 João 5:20), depois realmente querer ser transformado, isto é, nascer de novo (João 3:3), e dependerá, além dessas duas premissas, mas também,  dos itens do parágrafo anterior;  de você estar disposto(a) a ser submetido(a) a todo tipo de retaliações, discriminação (chacotas) por parte dos parentes e amigos, que acharão você um verdadeiro "E.T.", um 'sem noção'. Poderá não ser mais convidado(a) para alguns tipos de reuniões (a sua própria presença já deixará os outros constrangidos e também você não terá mais disposição para estas - se você odiar realmente o pecado, você mesmo se sentirá constrangido), mesmo reuniões entre alguns familiares. Mas, em compensação esse amor é libertador. Você se sentirá livre (João 8: 31,32). E, note bem, quanto mais te for dado por Ele, mais te será cobrado (Lucas 12:48b). O conhecimento de Deus nos liberta, mas também nos tras mais responsabilidades. Você terá liberação de muitas bençãos retidas (Efésios 1:3); terá uma paz interior inexplicável, mesmo em meio as tribulações (João 14:27);  e, Deus irá conversar com você diretamente!!! Como é isso...?! Virão pensamentos e resoluções em sua mente simplesmente do nada, que te deixarão assombrado (Romanos 8:27,28), como se alguém estivesse falando com você ao pé do ouvido (1 Corintios 2:10). Pedir a Ele o batismo pelo Espírito Santo (1 Corintios 2:12) é imprescindível!!!! E quando isso acontecer, pois a intimidade é um processo, não se ensoberbecer, o que é muito fácil de acontecer (Provérbios 11:2Provérbios 8:13). Lembre-se que os discípulos passaram três anos seguindo de perto a Jesus Cristo, mas mesmo assim não tiveram essa tal intimidade. Precisou Cristo ressuscitar, subir aos céus e o Espírito Santo descer para que, então, fossem enchidos dEle, e assim, ter uma intimidade tremenda. Pedro é o principal exemplo (Lucas 22:32, Atos 2:37-41). Ele se tornou um 'apaixonado' por Cristo. Essa intimidade com Ele se conquista, mas não por nosso méritos ou esforço, mas por "obediência" santa (Samuel 15:22) e por "temor e tremor" a Ele (Salmos 25:14).
       Deus está à procura dos verdadeiro 'apaixonados' por Ele (João 4:23,24). Mas para isso você deve manter aceso o fogo no altar. E esse fogo deve ser fomentado a cada dia, não deve se apagado (Levítico 6:12,13) e, isso, cabe a nós...é a nossa parte não deixar o fogo ser extinguído (ler a Palavra de Deus, orar e obedecer diariamente). O amor por Ele joga fora todo o medo (1 João 4:18), medo do que virá, medo do desconhecido, medo de não ser aprovado; quando você veste as vestes de filho, pisar no Santo dos Santos e se tornar um apaixonado por Deus, tudo muda!!! Não vai mais querer saber de outra coisa, pois tudo o que Ele fizer ou disser em relação a você sempre será "bom, perfeito e agradável" (Romanos 12:2); pode não ser tão fácil, ou mesmo ser um tremendo desafio. Ele sondará o teu coração e esquadrinhará os teus pensamentos (Salmo 26:2) e aumentará essa paixão por Ele. Esforce-se para ser um apaixonado por Deus, você se sentirá tremendamente 'proativo e persistente', 'feliz e vitorioso', pois é assim que todo apaixonado por Cristo se sente.
         Um beijo no coração!!! 💓💓💓💓
Obs.: o inimigo vai fazer de tudo para que você desista e não consiga...fique atento (Mateus 26:41)!!!

Louvor: "Águas Profundas" - David Quinlan
              "Quem já pisou no Santo dos Santos" 
 

Fontes: O Poder das Escrituras , entre outras.