Contador

contador

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Armadura de Deus


           Armadura de Deus??? O que é isso??? Ficou louco??? Deus agora tem armadura...???? 
É...em 1 Coríntios 2:14 diz: " Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, pois elas se discernem espiritualmente."
             Existe uma batalha ao nosso redor em que estamos engajados nela queiramos ou não (leia "O Campo da Batalha da Mente" - Joyce Meyer) e nós cristãos devemos estar preparados para ela. Todos os  dias nós a enfrentamos, seja em casa, no trabalho, no ônibus, no carro, dentro da igreja, em suma, qualquer lugar em que estivermos esta batalha nos acompanha. É como se fosse uma batalha virtual, mas tem repercussões diretas em nossa vida diária, por intermédio das nossa decisões. É importante discernir que  não lutamos contra as pessoas [carne e sangue], e sim, contra as motivações [principado, potestades, príncipes da trevas e hostes espirituais da maldade] que estão por trás das atitudes [influência no mundo espiritual - lugares celestiais]. Deus nos dá os armamentos de guerra necessário para travarmos essa batalha e sermos vencedores, mas primeiro precisamos crer em nosso coração e mente que esta batalha existe, que o mundo espiritual existe.
                 Em Efésio 6:13-18 encontraremos o que precisamos para nos revestimos:
  • Cinturão da Verdade - Devemos nos abstermos das mentiras ou mentirinhas, mesmo as 'brancas', pois o inimigo é o pai da mentira (João 8:44 / Efésios 4:25). A nossa palavra deve ser sempre 'sim', 'sim', 'não', 'não' (Mateus 5:37). Usar do artifício da mentira para conseguir vantagens e ou esconder erros é abrir brechas, dando legalidade ao inimigo para invadir o nosso território;
  • Couraça da Justiça - é a peça da armadura que protege os órgão importantes do tórax e abdome, tanto pela frente com por trás, como os pulmões e principalmente o coração (deste procedem as saídas da vida - Mateus 15:19). Devemos evitar ser injustos com quem quer seja (o famoso 'jeitinho brasileiro costuma causar injustiças mesmo pequenas);
  • Calçar os pés na preparação do Evangelho da Paz - os pés são a parte que firma o restante do corpo, assim, os soldados antigos protegiam os pés, pernas e joelhos com o 'cnêmides gregas ou grevas'. Esta peça nos orienta a estarmos sempre preparados (dedicados a estudar a palavra de Deus, de preferência guardando na memória alguns versículos chaves para o nosso dia a dia), para não sermos pegos de surpresa (Isaias 52:7), ex., você consegue entrar em um shopping descalço? No reino de Deus também não. Em alguma lutas o adversário tenta dar uma rasteira para derrubar o oponente pelas pernas. No lidar com  de Deus é da mesma forma, devemos nos preparar com os devidos cuidados e atenção, não deixando os sapatos em casa, pois se precisarmos deles em algum momento ficaremos vulneráveis; e, estarmos bem firmado nos nossos pés para não sermos derrubados.
  • Escudo da Fé - utilizado pelos soldados para se protegerem das setas (flechas) e espadas do inimigo.   Eram dois os tipos de escudo: um pequeno circular utilizado pelos arqueiros e outro maior que protegia todo o corpo das setas lançadas pelo inimigo. Ter fé é crer que Deus é poderoso para fazer muito além do que nós esperamos. (Efésios 3:20). É "trazer a existência (à vida) aquilo que ainda não existe (Romanos 4:17b). Em Tiago 1:6-8 diz que devemos pedir com fé a Deus, sem ter dúvidas. Sem saber manejar bem o escudo, estamos vulneráveis, mesmo dispondo das outra peças da armadura. 
  • Capacete da Salvação - o campo de batalha e dentro da nossa mente e a proteção da cabeça é por demais importante. O capacete da salvação protege as nossa mente dos implantes de sugestões diárias do inimigo. É como se o pensamento fosse  a transmissão de uma mensagem em uma guerra e, ele interferindo nesta transmissão, coloca suas idéias como se fossem nossas criando confusão. Em 2 Cor. 10:4-5 diz que devemos levar cativos todo entendimento (pensamento) à obediência de Cristo e Filipenses 4:8 também diz que devemos manter nossos pensamento no que vale a pena para nosso equilíbrio espiritual;
  • A Espada da Palavra - a espada é a Palavra de Deus e ela é importante tanto para ataque quanto para a defesa. Em Hebreus 4:12 diz que ela é viva e eficaz e penetrante. Cristo combateu o inimigo, quando foi levado a o deserto pelo Espírito, com a Palavra: "Está escrito [..] (Mateus 4:1-11).
                 Devemos a cada manhã orarmos a Deus e revestir-nos da Sua armadura. Não custa nada. É só pedir a Deus com fé que Ele a dá. Tenha uma fé 'violenta' e dê vazão a 'loucura' de Deus.

Lembre-se, em tudo que você falar, firmar ou afirmar, você será provado nelas...não 'titubeie' em teu coração!!!



Nenhum comentário: