Contador

contador

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

POR QUE CLAMAR a DEUS?

Por que Clamar a Deus?


"Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos."                                Salmos 18:6

     Clamar; significado: v.t.d. e v.t.i. Rogar; pedir insistentemente.
          Clamar é sinônimo de: exigir, vozear, vociferar, gritar, conclamar, bradar, berrar, ulular, reclamarprotestar, instar
         Clamor é o ato ou ação de clamar, de bradar, ou seja, de dizer algo em voz alta. É um substantivo masculino que nomeia a ação de suplicar, de fazer uma queixa, um lamento ou ainda uma reclamação e um protesto, de forma insistente ou aos gritos.
       Existem momentos turbulentos em nossa vida, tão pesados e de tal tensão em que a vontade é a de dar um fim a tudo. Momentos estes em que nos sentimos aflitos, mas tão aflitos, que não conseguimos ver, sequer, 'uma luz no fim do túnel' e, mesmo esta estando lá, estamos cegos, totalmente cegos para  descortiná-la.  E, então, sabe aquele 'ponto na curva' (no Brasil, chamamos ponto na curva a um ponto de parada de ônibus bem no meio de uma curva na rua ou estrada, de forma que você não consegue passar porque não sabe o que vem, e fica parado esperando até que o ônibus volte a se movimentar novamente, pois tem outros atrás de você impedindo o seu retorno), acontece!!! Tudo emperra, nada anda, nada se conclui, um imenso desastre. Instala-se o verdadeiro caos na nossa vida!!! E, provavelmente, outras pessoas ao nosso redor estejam sendo afetadas por este momento de desespero. 
      Em Salmos 13:1Salmos 57:1,2, o salmista está em algum desses momentos de tamanha angústia, aflição e perigos, que até mesmo questiona a Deus se este o teria esquecido e clama a Ele por socorro (Salmos 18:1-2). O salmista clamou a Deus "em voz alta" (Salmos 3:4). Clamar é um pedido de "SOS" ao Deus que é a nossa bandeira: YHWH-Nissi (Jeová Nissi)!!! Não é demérito, vergonha ou desprestígio para ninguém fazer um pedido de socorro.  Se você fratura uma perna, algum osso ou se machuca gravemente, há um sentido de urgência e você corre para o hospital para logo ser tratado, não fica escondido em casa, com vergonha do que aconteceu, esperando a ferida cheirar mal!!!
     Moisés clamou a YWHW pelo povo, quando Deus estava decido a exterminá-los por sua desobediência e obstinação e Deus, ouvindo o clamor de Moisés,  mudou a Sua sentença (Números 11:2, Exodo 32:11). Jesus incitou aos discípulos a clamar a Deus insistentemente usando a parábola da 'viúva e o juiz iníquo' (Lucas 18: 1-7).  Quando Jeremias estava encarcerado no pátio da guarda, o Senhor se revelou a ele incitando-o a clamar (Jeremias 33:3). O profeta Jonas clama a Deus, de dentro de um peixe, em completo desespero (Jonas 2:1,2), na iminência de morte. Pedro, quando afundou após andar poucos passos sobre as águas, clamou a Jesus: "Senhor, salva-me!!!" (Mateus 14:29,30). O cego de Jericó clamou e, como clamou!!! (Marcos 10:47-48). Quando clamamos, não só Ele nos ouve, mas como também sente as nossas dores, nossa angústia e move céus e terra ao nosso favor (2 Samuel 22:7,8)
     Mas, quando clamar, note que há necessidade de se libertar de tudo o que te prenda as circunstâncias (Marcos 10:50); reconhecer a total autoridade de Deus, de que Ele é soberano (Marcos 10:47); ter fé e humildade (2 Cronicas 7:14); ter confiança de que Ele é poderoso o bastante para reverter qualquer situação, mas no Seu tempo, da forma que Ele quiser e para a Sua glória (2 Reis 20:2-6); ter esgotado todas as possibilidades de toda e qualquer situação humana ainda poder resolver o problema  entregando-o totalmente nas mãos de Deus (Mateus 19:26).    
     O nosso Deus é um Deus misericordioso e perdoador. Quando em angústia, passamos um  tempo moídos pelo remorso e revolta (contra si mesmo) e inertes feito cachorro morto; alguns, a angústia é a tal ponto que tiram até a sua própria vida como alivio de sua dor, culpa e sofrimento. O arrependimento verdadeiro, gerado por um coração contrito, e não o remorso, é a chave para o início do Seu socorro. Levante-se, aprume-se, lave o rosto e enfrente o desafio dos ataques e das consequências (Provérbios 24:10). Não seja 'frouxo'! Miremo-nos em Jesus, ouvindo e lendo Sua palavra de paz e vida, aceitando a Sua compaixão, a Sua mensagem salvífica, deixando para trás o nosso próprio orgulho, vaidade e a tristeza profunda, ter fé nEle e passando a andar em total obediência.
     Clame a Ele por socorro e Ele te ouvirá!  Dê um passo em  direção a Cristo, certamente com esse passo você verá a luz no fim do túnel!!

Louvor: Tocou-me (Fernandinho)
              Deus do Secreto