Contador

contador

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Oração de Jabez



A Oração de Jabez 


“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.

Louvor: Milagre (Grupo Voices)

       É muito interessante essa passagem bíblica. Houve um 'brake' (uma pausa, uma interrupção) no relato bíblico da tribo de Judá, para se tecer um comentário sobre uma oração curta e bem simples de Jabez; um relato curto mas importante - houve algo de uma forma semelhante na referência a Enoque (Gênesis 5:24). O que levou ao autor do livro de Crônicas a interromper sua listagem da tribo de Judá para fazer uma citação sobre Jabez? Em primeiro lugar há duas palavras de extrema importância que dizem muita coisa sobre Jabez, mais precisamente sobe o seu caráter: 'mais ilustre' de seus irmãos... (vs.9a). Estas duas palavrinha apontam para a uma outra palavra muito importante para Deus: ' honra, honrado' (Salmos 1:1-6, Samuel 2:30b ). 'A honra não é um princípio [somente] para ser ensinado, mas o princípio para ser vivido. É o principio que move o Planeta, [...], move os céus, a Terra, as instituições, sejam elas civis, militares, eclesiásticas ou familiares' - (A Presença fala mais que Palavras - Ap. Renê Terra Nova - Ed. Sementes de Vida Brasil). Nós fomos feitos para viver debaixo de honra (Salmos 8:5).
        Significado de Honrado: adj. Digno de consideração, de estima: homem honrado. Probo, virtuoso.
        Sinônimo de Honrado: Que é honesto:
Que cumpre os seus compromissos:
Tratado com honra e deferência:
3. glorificado, respeitado, reverenciado.
Que se destaca com suas boas qualidades:
Que é virtuoso:
5. casto, ilibado, imaculado, pudico, puro, virgem, virtuoso.
        [...] A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5:16b).
     Sinônimo de justo: Íntegro: 
    Donde que, honrado e justo se equivalem.
    Se nos pautarmos no versículo de Hebreus 4:12b e Tiago 4:3, Deus conhece o que fazemos e muito, muito mais do que isso, conhece também a intenção do que pedimos, assim, podemos dizer que Ele reconhecia nestas poucas palavras o caráter de Jabez e as intenções do seu coração, daí concedeu-lhe o que pedia.
    Deus se decepciona conosco quando não há honra em nossa vida e a maior honra que podemos ter da parte de Deus é a 'Sua presença' nela. O princípio da honra é muito importante para Deus, tanto que o primeiro mandamento com promessa, fala de honra: "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6:1-3); Deus diz que a honra e as riquezas estão com Ele (Provérbios 8:18) e que recompensa com a vida eterna àqueles que dão importância a honra (Romanos 2:7).
    Na época das tribos dos hebreus o nome tinha muita importância, pois até mesmo Deus trocava o nome de quem Ele abençoasse: Jacó (usurpador, enganador) para Israel (o que luta com Deus); Abrão (pai elevado) para Abraão (pai de multidões); em alguns casos o nome era até depreciativo como o de Jacó e mesmo o de Jabez (porque o dei à luz com dores, o que causa sofrimento). Quantos de nós já não teve uma palavras de dissabor ou de maldição durante sua infância, sua vida: 'você não vai conseguir", 'você não vai dar para nada', 'você só me traz aborrecimentos', etc. Apesar deste rótulo, deste estigma, Jabez não se deixou influenciar pelo nome dado pela sua mãe em uma hora de aflição, não se sentiu fracassado e nem se sentiu acomodado com a situação, tanto que é mencionado como 'o mais ilustre dos seus irmãos',  merecendo ser destacado dos demais e não mais se fala dele por toda a Bíblia. Mas mesmo assim Deus olhou para ele e respondeu à sua  oração. Desta forma, uma das coisas que tiramos de realce neste versículo é que não devemos nos sentir fracassados, ou derrotados nas adversidades e nem mesmo precisamos de destaques para sermos vistos por Deus, o que precisamos mesmo é de um coração moldável a Ele, quebrantável, contrito e obediente. Em um dado momento, Jabez resolveu tomar uma atitude e 'invocar' o Deus de Israel para que Ele promovesse uma mudança, um mover na sua vida.
    A oração de Jabez se divide em 05 partes:
1. Invocação ao Deus de Israel - Jabez se prostrou, adorou, humilhou  e clamou a Deus para que mudasse a sua sorte (2 Crônicas 7:14);
2. Pediu que Deus o abençoasse. A benção era, é e sempre será muito importante na nossa caminhada; os pai abençoarem os filhos (Gênesis 27:27-29), os filhos honrarem os pais;  o marido honrar a sua mulher e vice-versa (1 Coríntios 7:3) e  e ter a benção de Deus (Deuteronômio 28:1-14) na nossa vida;
3. Alargar as fronteiras. Jabez não poupou no seu pedido, sendo até mesmo ousado. Pedir para alargar fronteiras é muito mais que aumentar somente terras; é também aumentar territórios em uma esfera financeira, familiar, espiritual, social, ministerial, abrangendo a sua descendência (João 10:10b);
4. Que a mão do Senhor estivesse com Ele. O Senhor é o nosso refúgio. Com Ele não tememos os mal (Salmos 91). Jabez sabia que se a presença do Senhor estivesse com ele tudo lhe iria bem assim como foi com Moisés (Exodo 33:15) que não se permitiu ficar sem a Sua presença; 
5. E que o preservasse do mal. Foi o mesmo pedido que Jesus fez em Sua oração (João 17:15 e Mateus 6:13) pelos seus discípulos (nós). Também aqui o preservar é abrangente, de modo a nos fortalecer nas tentações, pois quando crescemos na presença do Senhor, o inimigo vem furioso como leão ao nosso derredor (1 Pedro 5:8 ).
             Mesmo naquela época em que o povo só tinha acesso a Deus por intermédio do sacerdote,  Jabez tomou a rédea da situação, prostrando-se e buscando a Deus. Hoje, por intermédio do sacrifício do Cordeiro Jesus Cristo, o véu do santuário foi rasgado (Mateus 27:51) e temos livre acesso a Deus, mas mesmo com essa 'facilidade' esquecemo-nos de honrá-lO. E como é isso, honrá-lO? É amá-lO e colocá-lO em primeiro lugar em nossas vidas, dando a Ele as primícias (Provérbios 3:9-10) do nosso tempo, dinheiro e vida; obedecendo-O, respeitando-O e valorizando-O; não duvidando dEle um instante sequer (Marcos 11:23 e Tiago 1:6); sendo fiel a Ele em todo tempo (Mateus 25:21), assim como Ele é fiel a nós (2 Timóteo 2:13); agradecendo-O em tudo (1 Tessalonicenses 5:18) e conversando com Ele sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Jesus Cristo não fez milagres em sua terra natal (Marcos 6:2-5) por não ter sido honrado. Deus fica impedido por seus próprios princípios de nos abençoar quando não O honramos (Mateus 15:6). Serão as nossas atitudes e não as nossas palavras (Mateus15:8) que determinarão a escassez ou abundância em nossas vidas (2 Coríntios 9:6). Shalom Adonai.






quinta-feira, 4 de julho de 2013

Acredite...!!!


Acredite...!!! "Essa é forte, Brasil!!!". 

        Uma palavra que nem todos dão alguma importância para ela, mas tem um peso enorme: 'acreditar'!
S.f.: v.t. e v.i. Crer, dar crédito a: Acreditar em, crer na existência: acredita em Deus.
Confiar em: acredito piamente nele.

Contabilidade. Creditar, lançar na conta do haver.

Acreditar um emissário, reconhecê-lo oficialmente perante as autoridades de outro país.

V.pr. Adquirir crédito: acreditou-se por seu passado honesto.
          Este verbo tem um peso enorme na nossa vida tanto secular como espiritual, principalmente nesta última. Acreditar é crer; crer é ter fé e ter fé, é como está gravado nas escrituras, em Hebreus 11:1, "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." e em Hebreus 11:6, "Ora, sem fé é impossível agradar-lhE [a Deus]; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam"


           Muitas vezes deixamos de receber determinadas coisas, porque Deus  não nos dá simplesmente o que queremos, e sim, o que necessitamos; bem como,  se também estivermos preparados para recebê-las (bençãos materiais ou espirituais), tanto pelas dúvida em nossos pensamentos; como diz Tiago, irmão de Cristo na passagem em Tiago1:8, como por não sabermos pedir (Tiago 4:3).
           A fé é um exercício diário. Devemos estar sempre nos fortalecendo procurando ler a Palavra de Deus e quando pedirmos alguma coisa a Ele (pois Ele já conhece as nossas petições antes mesmo que a palavra saia da nossa boca - 1 João 5:15), já acreditarmos que vamos receber o que pedimos (desde que passe pelo crivo do Senhor, é claro!). 
            Deus tem uma dispensa enorme, cheia de bençãos para os seus, mas Ele só pode dar à medida que pedimos, e Ele está com muita vontade de nos abarrotar de bençãos, mas para isto temos que pedir com o coração cheio de fé. Duvidou, dançou!!! Vai de volta para o final da fila, pois tem muita gente para Ele atender...rsrs. Acredite em você, no seu potencial e se vc acha que tem fé de menos (Lucas 17:5) , peça a Ele que a dará (Efésios 2:8), pois é dom dEle; acredite que Deus quer sempre o melhor para os seus filhos (Lucas 11:9-13), daí o dito popular: "Fé em Deus, corra atrás dos teus sonhos e pé na tábua..."!!! Tem gente que não crê, como Tomé (João 20:24-29), já saindo algumas fileiras atrás, mas o melhor é largar na 'pole posicion' como o centurião romano (Mateus 8:5-10). Um beijo fraternal em Cristo no teu coração.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

REFINADOS PELO FOGO


               "Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata." 
                                                                                                          (Salmo 66:10).
Louvor: Pelo Fogo
   
       É interessante como o ser humano passa uma boa parte da sua vida fazendo comparações. Estas avaliações geralmente tem como referência parentes, amigos, pessoas do meio de trabalho, celebridades, propagandas veiculadas em revistas, mídia televisiva (novelas), etc.; e isso é inerente ao ser humano de um modo geral. O próprio Rei Davi fez suas comparações (aliás, comparações de excelência) com várias coisas em algumas fases na qual passou sua vida: com árvore à beira de águas correntes (Salmo 1:3); com uma corça (Salmo 42:1); com pardais e andorinhas (Salmo 84:3), entre outras. Nós não somos diferentes, pois como é dito popular e filosoficamente: -'o homem é um animal político'. Vivemos nos relacionando  (fazer relações ou analogias) diariamente, tanto que se fala atualmente na Inteligência Social (Isto É - ed. 2.200), na qual diz que "[...] a arte de se relacionar, cada vez mais apontada como item fundamental para se alcançar e manter o sucesso na vida pessoal e profissional [...]. Nada mais é que buscar equiparação a alguém ou grupo social em que se quer introduzir para melhor se integrar. Veste-se a roupagem ou replica-se frases parafraseadas, ou não, de pessoas de certo sucesso, notórias ou celebridade atuais ou do passado para se tentar ser notado e adquirir simpatia e,  tal como frente a um espelho, mostra-se uma imagem pré-fabricada aparentando boa aceitabilidade social. Adquire-se bens (apartamento em condomínio de luxo), roupas de marcas, tecnologia de ponta (o último 'smartphone' lançado) para se fazer admirado procurando ser aceito. Mostra-se uma roupagem nas redes sociais, ilustrando o nosso 'modus vivendi': os locais que frequentamos, os lugares para os quais viajamos, o nosso 'curriculum social'. Assim, vivemos em um mundo de comparações e, se após avaliados formos pela maioria aprovados, senão por uma minoria execrados, ganhamos a maioria das 'bolinhas brancas', quiçá algumas pretas, sendo aceitos e até mesmo  aplaudidos. 'A mistura de tudo isso: linguagem, costumes, formas de vida e subsistência, religiosidade, artes e tudo o mais costuma ser muito forte, porque o Homem é um ser social, que se relaciona. E tudo vai sendo misturado na massa' ( retirado do livro 'A História do Diabo' - Daniel e Isabela Mastral).
          Esse 'mix' que me passou pela mente vem de uma mensagem que ouvi no rádio, de um pastor muito conhecido, sobre a 'prova do fogo', isto é, explicando como um ourives trabalha com o ouro e a prata, depurando-os com fogo. Ele não afasta os olhos do fogo e do ouro e da prata enquanto trabalha retirando toda as substâncias que interferem na sua pureza quando esta nata vem à superfície. E uma pergunta foi feita ao ourives: 'como ele sabia que a prata e o ouro já estavam limpos?' Ele respondeu que era quando o metal precioso estava tão brilhante que ele conseguia ver a sua própria imagem refletida na superfície do metal. Isto é, o fogo prova a pureza do metal tornando-o ainda mais nobre e valioso, refletindo a imagem de quem o está trabalhando.
          Nós somos mui preciosos aos olhos de Deus, como a prata e o ouro. Mas, o que temos feito para nos mantermos o mais puros diante dEle, buscando a Sua aceitação? Estamos fazendo da mesma forma, à semelhança da nossa vida secular? Procuramos agir da maneira mais aprovável para Ele? Ou nos importamos mais com a nossa vida social procurando sermos aceitos e admirados por aqueles que fazem parte dos nossos relacionamentos no trabalho, entre outros? Ou também, será que temos um comportamento duplo, para Ele de uma forma e secularmente outra? Saiba que não estou afirmando categoricamente que seja reprovável nos relacionarmos, aliás é um dever nosso de cidadania como pessoas e/ou cristãos, mostramos uma aparência 'clean', atualizada e amigável, pois até para evangelizarmos precisamos ter relacionamentos. Mas será que estaremos valorizando mais os nosso relacionamento interpessoais do que o nosso relacionamento com Deus? Uma coisa é tremenda, nós por nós mesmos, pelo nosso próprio esforço, não conseguiremos fazer nada, nada que possa nos transformar para sermos aceitos por Deus. Somente o que pode nos transformar é a aceitação de Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e deixarmos que o Espírito Santo nos transforme, daí começaremos a ser 'provados pelo fogo'. E só estaremos verdadeiramente puros quando nos assemelharmos a Cristo (a imagem que o ouro e a prata  mostram quando estão puros, livres de toda imundícia). 
         
Estamos disposto a sermos provados pelo fogo do Espírito Santo buscando uma santidade tal que nos assemelhemos a Cristo? É uma coisa que temos de parar para pensar, avalie o que está no teu coração, pois onde estiver o nosso coração aí estará o nosso tesouro (Lucas 12:34). E qual é o teu tesouro? As coisas de Deus ou do mundo? E quando formos provados pelo fogo, o que restará, metal precioso resplandescente e refletindo a imagem de Cristo ou somente imundícia fosca e enegrecida (queimada?) como carvão. Mas mesmo o carvão quando submetido a elevadas a temperaturas e altas pressões se transforma em diamante que resplandece em luz. Permita-se a ser provado por Deus (Tiago 1:12) e ser transformado em um tesouro valioso. 
A Paz de Cristo em seus corações.