A Oração de Jabez
“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.
Louvor: Milagre (Grupo Voices)
É muito interessante essa passagem bíblica. Houve um 'brake' (uma pausa, uma interrupção) no relato bíblico da tribo de Judá, para se tecer um comentário sobre uma oração curta e bem simples de Jabez; um relato curto mas importante - houve algo de uma forma semelhante na referência a Enoque (Gênesis 5:24). O que levou ao autor do livro de Crônicas a interromper sua listagem da tribo de Judá para fazer uma citação sobre Jabez? Em primeiro lugar há duas palavras de extrema importância que dizem muita coisa sobre Jabez, mais precisamente sobe o seu caráter: 'mais ilustre' de seus irmãos... (vs.9a). Estas duas palavrinha apontam para a uma outra palavra muito importante para Deus: ' honra, honrado' (Salmos 1:1-6, Samuel 2:30b ). 'A honra não é um princípio [somente] para ser ensinado, mas o princípio para ser vivido. É o principio que move o Planeta, [...], move os céus, a Terra, as instituições, sejam elas civis, militares, eclesiásticas ou familiares' - (A Presença fala mais que Palavras - Ap. Renê Terra Nova - Ed. Sementes de Vida Brasil). Nós fomos feitos para viver debaixo de honra (Salmos 8:5).
Significado de Honrado: adj. Digno de consideração, de estima: homem honrado. Probo, virtuoso.
Sinônimo de Honrado: Que é honesto:
1. bom, correto, decente, digno, direito,distinto, educado, escrupuloso, honesto,íntegro, probo, reto.
Que cumpre os seus compromissos:
Tratado com honra e deferência:
3. glorificado, respeitado, reverenciado.
Que se destaca com suas boas qualidades:
4. célebre, conceituado, consagrado, distinto, eminente, famoso, ilustre,nobre, notável, qualificado.
Que é virtuoso:
[...] A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5:16b).
Sinônimo de justo: Íntegro:
Donde que, honrado e justo se equivalem.
Se nos pautarmos no versículo de Hebreus 4:12b e Tiago 4:3, Deus conhece o que fazemos e muito, muito mais do que isso, conhece também a intenção do que pedimos, assim, podemos dizer que Ele reconhecia nestas poucas palavras o caráter de Jabez e as intenções do seu coração, daí concedeu-lhe o que pedia.
Deus se decepciona conosco quando não há honra em nossa vida e a maior honra que podemos ter da parte de Deus é a 'Sua presença' nela. O princípio da honra é muito importante para Deus, tanto que o primeiro mandamento com promessa, fala de honra: "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6:1-3); Deus diz que a honra e as riquezas estão com Ele (Provérbios 8:18) e que recompensa com a vida eterna àqueles que dão importância a honra (Romanos 2:7).
Na época das tribos dos hebreus o nome tinha muita importância, pois até mesmo Deus trocava o nome de quem Ele abençoasse: Jacó (usurpador, enganador) para Israel (o que luta com Deus); Abrão (pai elevado) para Abraão (pai de multidões); em alguns casos o nome era até depreciativo como o de Jacó e mesmo o de Jabez (porque o dei à luz com dores, o que causa sofrimento). Quantos de nós já não teve uma palavras de dissabor ou de maldição durante sua infância, sua vida: 'você não vai conseguir", 'você não vai dar para nada', 'você só me traz aborrecimentos', etc. Apesar deste rótulo, deste estigma, Jabez não se deixou influenciar pelo nome dado pela sua mãe em uma hora de aflição, não se sentiu fracassado e nem se sentiu acomodado com a situação, tanto que é mencionado como 'o mais ilustre dos seus irmãos', merecendo ser destacado dos demais e não mais se fala dele por toda a Bíblia. Mas mesmo assim Deus olhou para ele e respondeu à sua oração. Desta forma, uma das coisas que tiramos de realce neste versículo é que não devemos nos sentir fracassados, ou derrotados nas adversidades e nem mesmo precisamos de destaques para sermos vistos por Deus, o que precisamos mesmo é de um coração moldável a Ele, quebrantável, contrito e obediente. Em um dado momento, Jabez resolveu tomar uma atitude e 'invocar' o Deus de Israel para que Ele promovesse uma mudança, um mover na sua vida.
A oração de Jabez se divide em 05 partes:
1. Invocação ao Deus de Israel - Jabez se prostrou, adorou, humilhou e clamou a Deus para que mudasse a sua sorte (2 Crônicas 7:14);
2. Pediu que Deus o abençoasse. A benção era, é e sempre será muito importante na nossa caminhada; os pai abençoarem os filhos (Gênesis 27:27-29), os filhos honrarem os pais; o marido honrar a sua mulher e vice-versa (1 Coríntios 7:3) e e ter a benção de Deus (Deuteronômio 28:1-14) na nossa vida;
3. Alargar as fronteiras. Jabez não poupou no seu pedido, sendo até mesmo ousado. Pedir para alargar fronteiras é muito mais que aumentar somente terras; é também aumentar territórios em uma esfera financeira, familiar, espiritual, social, ministerial, abrangendo a sua descendência (João 10:10b);
4. Que a mão do Senhor estivesse com Ele. O Senhor é o nosso refúgio. Com Ele não tememos os mal (Salmos 91). Jabez sabia que se a presença do Senhor estivesse com ele tudo lhe iria bem assim como foi com Moisés (Exodo 33:15) que não se permitiu ficar sem a Sua presença;
5. E que o preservasse do mal. Foi o mesmo pedido que Jesus fez em Sua oração (João 17:15 e Mateus 6:13) pelos seus discípulos (nós). Também aqui o preservar é abrangente, de modo a nos fortalecer nas tentações, pois quando crescemos na presença do Senhor, o inimigo vem furioso como leão ao nosso derredor (1 Pedro 5:8 ).
Mesmo naquela época em que o povo só tinha acesso a Deus por intermédio do sacerdote, Jabez tomou a rédea da situação, prostrando-se e buscando a Deus. Hoje, por intermédio do sacrifício do Cordeiro Jesus Cristo, o véu do santuário foi rasgado (Mateus 27:51) e temos livre acesso a Deus, mas mesmo com essa 'facilidade' esquecemo-nos de honrá-lO. E como é isso, honrá-lO? É amá-lO e colocá-lO em primeiro lugar em nossas vidas, dando a Ele as primícias (Provérbios 3:9-10) do nosso tempo, dinheiro e vida; obedecendo-O, respeitando-O e valorizando-O; não duvidando dEle um instante sequer (Marcos 11:23 e Tiago 1:6); sendo fiel a Ele em todo tempo (Mateus 25:21), assim como Ele é fiel a nós (2 Timóteo 2:13); agradecendo-O em tudo (1 Tessalonicenses 5:18) e conversando com Ele sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Jesus Cristo não fez milagres em sua terra natal (Marcos 6:2-5) por não ter sido honrado. Deus fica impedido por seus próprios princípios de nos abençoar quando não O honramos (Mateus 15:6). Serão as nossas atitudes e não as nossas palavras (Mateus15:8) que determinarão a escassez ou abundância em nossas vidas (2 Coríntios 9:6). Shalom Adonai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário