Contador

contador

terça-feira, 2 de maio de 2017

ALIANÇA COM DEUS


ALIANÇA COM DEUS

"Chamando "nova" essa aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer."



     O que é uma aliança? Segundo o dicionário da língua portuguesa é um pacto, união, ajuste, tratado, acordo entre partes que se ligam mútua e harmoniosamente por uma mesma finalidade. Aliança em hebraico: 'berith', em grego, segundo a versão septuaginta, 'diatheke', no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Podemos numerar, didaticamente, em  sete (07) as alianças bíblicas que Deus fez com os homens: Edênica /Adâmica (Gênesis 1:26-30 / 2:16-17/ 3:16-19); Noética (Gênesis 9) em que Deus fez uma aliança individualmente com Noé, que representava naquele instante, a futura humanidade (pois todos os outros seres humanos tinham perecido no dilúvio) de não destruí-la mais com água, formando no céu um arco-íris (Gênesis 9:11-14) - daí vem a expressão "arco-da-velha", que diziam os nossos avós, cognominando alguma coisa como muito antiga, conforme informação na Wikipédia; Abraâmica (Gênesis 12:1-3, 6-7; 13:14-17, 15, 17:1-14; 22:15-18) na qual Deus também firmou uma aliança com Abraão, aos seus 99 anos, por intermédio da 'circuncisão' (Gênesis 17:10,11), fazendo de Israel o Seu povo escolhido.  ; Palestiniana - de certa forma condicional (Deuteronônio 30:1-10); Mosaica (Deuteronômio 11 / Exôdo 20) - também condicional, benção ou maldição (Deuteronômio 30:19 / 11:26:28); fazendo aliança após 400 anos de escravidão com este mesmo povo, após  multiplicá-lo e tirá-lo da tirania do Egito, sob a tutela e o cajado de Moisés, e  reintroduzindo-o na Terra Prometida, cumprindo a aliança com Abraão - "Aliança da Lei" (Hebreus 9:1 / Gálatas 3:17), baseada nas leis (Dez Mandamentos e demais Leis); então, mediadas pelo sacerdote e necessitava do sacrifício de algum animal (o perdão de pecados exige algum sacrifício), quando o sacerdote aspergia o sangue do animal sacrificado em si mesmo  e adentrava no Santos dos Santos, uma vez ao ano, aspergindo também este sangue no trono da misericórdia (propiciatório) para fazer a expiação dos pecados do povo e renovar a aliança com Ele; Davídica (2 Samuel 7:8-16), promessa a Davi que a sua linhagem e o seu reino durariam para sempre; e, Nova Aliança (Jeremias 31:31-34 / Hebreus 9:11). As leis Abraâmica, Mosaica, Palestina ou Palestiniana e Davídica Deus fez particularmente com a nação de Israel. As leis Adâmica, Noética e Nova foram destinadas não só a Israel, mas como também a humanidade em geral, porém há muitas controvérsias teológicas sobre estas alianças. Não cabe aqui discussão sobre estas alianças, somente estou mencionando.
     O nosso Deus está desde a fundação do mundo, tendo toda tolerância e paciência, fazendo e renovando a Sua aliança conosco e foi com a Nova Aliança, que ofereceu, definitivamente, o Seu único Filho para isso (João 3:16), consumando pelo derramar do sangue do "Cordeiro de Deus" no Gólgota, preparador desde o início de tudo, já que Ele (Jesus Cristo) é o sumo e eterno sacerdote, mesmo não sendo da linhagem de Levi, pois Ele é da ordem de Melquisedeque (rei de Salém, posteriormente Jerusalém), muito mesmo antes de Levi ter nascido. Deus quer manter esta aliança conosco porque nos ama e quer o melhor para nós (1 Coríntios 2:9). Ele é fiel a nós, a Sua aliança conosco, estando sempre disposto a nos receber de volta, mesmo com todas as besteiras que fazemos, quando nos abdicamos do Seu cuidado, proteção e amor (Lucas 15:22-24), buscando seguir o nosso próprio entendimento (Provérbios 3:5). A gente fica tão envolvido, tão seduzido pelo erro, pelo pecado, que esquecemos que ao quebrarmos a aliança com Ele, ficamos desprotegidos e por nossa própria conta e risco, abrindo brechas e  legalidades, sujeitando-nos a ação dos 'gafanhotos' (Joel 1:3-4), pois Ele não nos tenta e não nos castiga (Tiago 1:13-14) e, sim, sofremos as consequências da nossa própria cobiça (que é a raiz de todo pecado) e erros. Estamos dando o direito ao nosso eterno inimigo, Satanás, de ir até ao trono de Deus, reivindicando para si, o direito de atrapalhar a nossa vida (Jó 1 / João 10:10). Abrimos uma passagem nessa nossa proteção para entrada do leão "rosnador' que só ficaria ao nosso derredor (1 Pedro 5:8).
     Amigos, uma aliança é algo muito sério. É um voto a Deus e Ele não se agrada da quebra de votos (Eclesiastes 5:4,5). Atente para o seguinte fato, fazer uma aliança com Deus não é garantia que obteremos tudo o que quisermos e, sim, de deixar tudo em Suas mãos, pois Ele é quem sabe o que é melhor para nós; de que não passaremos por momentos ruins, de turbulência (João 16:33); mas o voto, a aliança garantem o Seu cuidado  e proteção, abrindo as portas para a misericórdia, perdão e graça; ao derramamento do Espírito Santo, recebendo dons espirituais, que trabalharão em nós cada gomo do Seu fruto (Gálatas 5:22,23).
      Como manter esta aliança? Da parte de Deus, Ele é fiel para conosco (2 Timóteo 2:13), mesmo nós sendo infiéis. Devemos, portanto, ter o cuidado de 'polir' esta aliança, santificando-nos para agradá-lO (Hebreus 12:14); buscando ler e estudar a Sua palavra para não pecar contra Ele (Salmos 119:11), se possível, memorizando versículos (é de grande utilidade); sermos misericordiosos uns para com os outros (Lucas 3:36); afastarmo-nos da ganância e das paixões humanas (Colossensses 3:5); e, procurarmos orar e jejuar regularmente (Mateus 6:6 , Joel 2:12).
     Deus quer ter alianças com os verdadeiros adoradores e os está procurando (João 4:23,24). Quando fazemos uma aliança com Deus, por intermédio de Jesus Cristo (João 14:6), tornamo-nos Seu amigo e amigo de Deus (João 15:15), pois Ele e Deus são um e ficaremos também estaremos um com Eles (João 10:30), assim como Ele fez também com Abraão (Tiago 2:23 e Isaías 41:8).
     Faça de coração, não só de boca (Mateus 15:8, Isaías 29:13), uma aliança pessoal e individual com Deus, partindo de você para Ele. Não espere a dor acontecer (Cronicas 7:14,15). Renove-a de vez em quando "polindo", tirando toda a sujidade que o mundo coloca nela, com  dito acima, da forma como Jesus disse a Pedro (João 13:10), estando sempre sob o guarda-chuva da sua proteção e 'nada te fará falta" (Salmos 23:1), pois o que não te faz falta, não te acrescentará em nada.
     Fique na Paz de Cristo todos os dias.
   

Nenhum comentário: