terça-feira, 23 de outubro de 2012
Discipulado
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mt 28.18-20)
A Igreja tem enfatizado sua necessidade de crescimento ao longo de toda sua história, pois o crescimento sinaliza a vida. Aquilo que não cresce é porque não está biologicamente funcional. Nesta direção, a Igreja tem voltado seus olhos ao discipulado, resgatando, atualizando, refletindo, praticando... enfim, a Igreja deseja que a ordem de Jesus: "Fazei discípulos" seja uma verdade em sua experiência. A obediência a esse chamado é o modo eficaz que a Igreja Metodista reconhece para alcançar o crescimento genuíno, não enchendo a Igreja de pessoas sem experiência com Deus ou em busca de si mesmas, mas de discípulos e discípulas comprometidas com seu Mestre.
Somos chamados para sermos discípulos (as) do Senhor Jesus Cristo. Creio que todo o cristão concorda com esta afirmação. Entretanto, parece que, durante muito tempo, a Igreja se esqueceu disso e agora está resgatando essa visão. Tendo em vista a carta do Colégio Episcopal: Testemunhar a Graça e Fazer Discípulos e Discípulas, há um chamado para nos colocarmos dentro da visão do discipulado.
Entendo que precisamos dar o passo seguinte que é o da elaboração das Células, para crescimento da Igreja. Na visão do crescimento através das célilas há um fio condutor das ações: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Lógico que precisamos estudar um pouco sobre essa questão, mas quero nesta pastoral, dar alguns esclarecimentos, sobre a visão.
Célula
Célula é a menor divisão de um corpo vivo, com capacidade própria de multiplicar-se. Cada célula tem como objetivo multiplicar-se e gerar outras células. Assim, a família de Deus (a Igreja) se reúne em Células de tamanho suficiente para que todos possam ser amados e cuidados, através do ensino cristão, das orações e do companheirismo.
Fio condutor:
Ganhar - ganham-se vidas por meio do evangelismo pessoal, por meio das células de multiplicação e através dos Cultos de Celebração. É importante que o Grupo de discipulado tenha em mente o ganhar vidas para Jesus, pois a reunião nas casas, ou outro lugar adequado, as pessoas são mais propícias a participar do que envolver-se com a Igreja de imediato. A Igreja que se reúne em Cultos com um número grande de pessoas não é capaz de orar e tratar individualmente das pessoas. Neste aspecto, é muito importante o trabalho das células.
Consolidar - consolidam-se as vidas, principalmente, através dos Encontros com Deus, onde a pessoa é confrontada com o pecado e desafiada à vida de santidade, para o louvor e glória do Senhor.
Discipular - treinam-se vidas através do Curso de Liderança e da participação nas células de Discipulado, onde o irmão (ã) recebe orientações cristãs sobre a moral, a ética cristã e o caráter, preparando-o para uma vida cristã frutífera.
Enviar - enviam-se homens e mulheres quando preparados para dirigirem as próprias Células de multiplicação. Para que sejam dados os passos anteriores, formando-se um círculo em espiral.
Transcrito e adaptado - Rev. José Carlos Peres
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário