Contador

contador

domingo, 21 de abril de 2013

A SOLICITUDE DE UM ATALAIA


A Solicitude de um Atalaia (reflexão sobre o sermão: 'Quando devemos ficar em cima do muro" (Rv. Péricles Ribeiro).
SOLICITUDE
"s.f. Cuidado atencioso, afetuoso; zelo.
Empenho, interesse, atenção."

   Hoje, domingo, 21 de abril de 2103, feriadão, o culto matinal da Igreja Metodista na Freguesia, estava bem animado e até que com um excelente comparecimento para um  feriado prolongado. O Rv. Péricles Ribeiro iniciou o culto com alguns louvores e nos chamou a reflexão para a fragilidade da nossa vida, comparando-a ser com uma névoa diante do repentino da morte; incitando-nos a pensarmos sobre as vidas, as pessoas que passam diante dos nossos olhos (não encontramos ninguém por acaso) e se estamos agindo como 'atalaias' (Isaías 62:6, Isaías 21:08 e Ezequiel 33:06-07); isto sim, como sentinela dos 'lugares altos', anunciando à estes sobre a salvação, e alertando

sobre os perigos iminentes que estão à nossa porta, querendo invadir a nossa vida (cabe a nós alertá-las, mesmo que elas não partilhem) evitando que estes tomem as rédeas da mesma. Um vigia é quem guarda a vida daqueles de quem se torna responsável e que um dia será nos requerida esta responsabilidades sobre elas.
A vida é um dom precioso de Deus e sabemos que não temos ingerência sobre a vida dos outros, mas a nós cristãos, isto é, os discípulos de Cristo, nos foi delegada a função de 'atalaias', o cuidado pelas almas. Aí você me pergunta: ~ o que  'atalaia' tem a haver com 'solicitude? Pois é, o atalaia tem que ter dentro dele como característica a solicitude de Cristo, o cuidado que Ele tinha com as vidas, mesmo daqueles que O maltrataram, daquele que não se importaram, daqueles que não O reconheceram, e mesmo com  a nossa, pois ainda hoje, O maltratamos (quando O entristecemos com as nossas atitudes e negligências, já que um sentinela negligente, põe em risco toda um batalhão, toda uma cidade). Cristo se preocupava com o interior de cada um, pois Ele conhecia o íntimo do coração. Não basta cumprir as ordens, tem que haver um cuidado atencioso, uma preocupação misericordiosa, um zelo excessivo, um amor sem acepção, senão 'dormiremos na guarita' na 'torre de vigia' e, quando 'acordarmos', algumas vidas se escoaram de nossas mãos e seremos responsáveis por elas. Devemos estar 'em cima do muro', não como pessoas de coração dobre, mas confiantes como atalaias, vigias, sentinelas:
1) atento todo o tempo, vigilantes; 
2) prontos para tocar a trombeta (o shofar), despertando a atenção; 
3) não dando alarme falso (indecisos, covardes e sem sabedoria); e, 
4) buscando estar sempre em oração (não sair da torre de vigia).
    Você vive observando o seu próprio umbigo, preocupado somente com as suas coisas afazeres pessoais, prazeres, lazer, trabalho, ou em sido um atalaiaestá sempre vigiando, procurando obter discernimento espiritual para saber qual é o inimigo no momento em que ele se avistar ao longe e anunciando o evangelho de Cristo àqueles que não O conhecem, àquele que 'acham' que O conhecem e àqueles que necessitam conhecê-lO e estão à tua volta, dividindo as horas contigo  na lida diária? Não podemos deixar de fazer o nossos compromissos seculares, mas não podemos também deixar de pregar o reino de Deus. 
A Paz de Cristo no teu coração!!!

Nenhum comentário: