Não há outros deuses maiores que Deus, Adonai. Quando Deus fez a promessa a Abrão, por não ter outro acima dEle mesmo, jurou por Si mesmo (Hebreus 6:13) e quando Moisés perguntou a Deus como ele O anunciaria ao povo de Israel, Deus lhe disse: "...Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU (Iahweh) me enviou a vós." (Ex 3:14). Deus é único, por isso se auto-definiu com 'Eu Sou', pois Ele pode tudo, qualquer coisa em qualquer um, em qualquer lugar: Eu Sou o Senhor Absoluto, Adonai (Sl 2:4); Eu Sou quem te Sara, Iahweh Rafah (Ex. 15:26b), entre outros nomes.
Mesmo Ele sendo único, absoluto e possuir toda autoridade, Ele tem princípios que segue e não se desvia deles (Números 23:19; Isaías 40:28 e Malaquias 3:6), pois Ele não pode ir contra Si próprio.
Moisés teve uma experiência inigualável com Adonai, sendo um homem com quem Deus falava diretamente, e Ele, por intermédio de Moisés, disse ao povo que se chama pelo Seu nome: " Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo estes estatutos certamente dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente." (Deuteronômio 4:5, 6). Podemos enganar a qualquer um, mas a Deus não escarneceremos, lembre-se que Deus conhece o nosso coração e pensamentos, mais que nós mesmos (Jeremias 17:10 e Salmo 44:21). "O temor [respeito, reverência, reconhecimento de autoridade absoluta] é o principio [fundamento, norma, base, alicerce] da sabedoria; bom entendimento têm todos os que Lhe obedecem; [...]." (Salmos 111:10).
O princípio, fundamento de Deus é imutável, absoluto, isto é, não varia, não muda, não se adapta as situações, pois é sobre este fundamento que apoiamos a nossa fé, como um edifício está apoiado, e não se revoga algo que é absoluto (ex.: a lei da gravidade). O principal fundamento de Deus é Cristo (1 Coríntios 3:11-15 e Efésios 2:19-22). Nunca se viu a Deus, mas a Seu filho se fez conhecer e sendo Eles um, podemos, assim, conhecer a Deus, por intermédio de Jesus Cristo (João 10:30). Deus também é amor (João 1:18 , 1 João 4:8 e 1 João 4:12); é fiel (Deuteronômio 32:4 e Salmo 33:4); é justo (Deuteronômio 32:4); é bom (Marcos 10:18); é misericordioso (Lamentações 3:22-23), é perdoador (Neemias 9:17); é eterno (Mateus 24:35); é galardoador (Hebreus 11:6). Se quisermos agradar a Deus devemos honrá-lo, reconhecendo a sua soberania, se quisermos as Suas bençãos devemos obedecê-lo (Deuteronômio 11:13-15), sermos fiéis a Ele, pois Adonai nunca quebra os seus princípios, mas está sempre pronto a ouvir um coração quebrantado e contrito (Salmo 51:17 e Salmo 34:18).
Paz no teu coração...!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário