Contador

contador

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O MAIOR SONHO DE DEUS (DO CATIVEIRO PARA SIÃO)



 
A) TEXTO: Sl 126.1-2: Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria.

B) O MAIOR SONHO DE DEUS (DO CATIVEIRO PARA SIÃO)

C) Oração curta: ore, fale com Deus, pedindo para abrir a tua visão espiritual.

D) Quebra Gelo: Peça que cada um do grupo compartilhe sua opinião sobre qual o maior milagre de todos os contados na Bíblia. Deixe que cada um compartilhe brevemente sua resposta. Você poderá também deixar que alguns compartilhem sobre milagres que Deus já operou em suas vidas.Em seguida, introduza o Salmo 126 que refere-se às grandes coisas que Deus tem feito por nós.

E) Momento de Louvor: OS SONHOS DE DEUS (Ludmilla Ferber)

D) Ministração da Palavra: 
Deus pode realizar coisas inimagináveis! O Salmo 126.2-3 diz: até nas outras nações se dizia – O Senhor fez coisas grandiosas por este povo. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. O apóstolo Paulo escreveu em Efésios 3.20, que o nosso Deus é poderoso para fazer “infinitamente mais” além do que pedimos ou pensamos. Que bom é podermos confiar e depender de um Deus tão poderoso assim!

O Salmo 105.4-5, nos aconselha: Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou... Devemos, portanto, recorrer a Ele e buscá-lo porque Ele pode nos socorrer e prover em qualquer situação. Porém, há outras questões a considerar.

Deus estabeleceu um princípio que Ele não pode quebrar! Deus tem princípios, tem caráter imutável. Não adianta tentar fazê-lo mudar. Ele sempre agirá de acordo com estes princípios. E o Salmo 126.5-6, nos faz recordar de um destes princípios que é muitíssimo importante para recebermos do poder de Deus em nossas vidas. Trata-se do princípio da semeadura.

Observe no texto que o Salmo fala de semeadura “com lágrimas” e de colheita abundante e alegre. Deus nunca fará você desfrutar de uma abundância de frutos se você não semeou devidamente. Semear com lágrimas significa, por vezes, enfrentar sofrimento e provações sem se deixar vencer pelo desânimo. Infelizmente, há pessoas que desistem de confiar em Deus tão logo são expostas a problemas. Os problemas e provas são oportunidades de honrarmos a Deus e demonstrar fé. 

Aprenda qual é o maior sonho de Deus. O Salmo 126 nos ensina que receberemos o que Deus tem de melhor se deixarmos Ele colocar em nossos corações o maior sonho dEle. Observe os versos 1 e 2: Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria... Deus deseja que as pessoas deixem o “cativeiro” e se dirijam a “Sião”.




Cativeiro é o estado que uma pessoa vive quando não tem aliança com Deus e ainda não desfruta da bênção do discipulado. Sião é um dos nomes de Jerusalém e, por vezes, especifica o monte onde foi construído o templo. Sião representa o Encontro com Deus através de Jesus, a conversão verdadeira. Este é o grande e maior sonho de Deus, que as pessoas sejam libertas de todo cativeiro e se encontrem com Ele.





CONCLUSÃO
Quando você compartilha deste sonho com Deus, trabalhando e se alegrando pelas vidas que se rendem a Ele, certamente as bênçãos se multiplicam sobre sua vida. Esforçar-se por levar as pessoas a conhecerem a Jesus é reconhecido por Deus como uma semeadura. Que você tenha seu coração povoado por este sonho e seja dedicado nesta semeadura.



Dê oportunidade às pessoas presentes a este estudo de se encontrarem com Deus. Ore com eles renunciando a todo e qualquer cativeiro e entregando suas vidas a Jesus. E que haja grande alegria em sua célula pela salvação de vidas.

Ministração de Oração: (de 2 em 2 se for possível) – 10 minutos

● Coloque um fundo musical bem baixo (1 LOUVOR) – som ambiente.

● Oremos uns pelos outros para que olhemos para frente, o Autor e Consumador da nossa fé.

- Ministração da Visão: - 10 minutos (Ganhar – Consolidar – Discipular – Enviar).

● Frutos do mês: Sua família será salva! Continue orando, jejuando e buscando por 3 vidas
Pastores Péricles Ribeiro e Janaína Manso Ribeiro

domingo, 6 de outubro de 2013

O Fruto dos Lábios

A) Texto: Lucas 6:44:45




B) 6º Estudo 2013: "O FRUTO DOS LÁBIOS"

C)  Oração curta: 2 minutos.


D)  Quebra Gelo: 

Vocês já viram alguma laranjeira dar melancia? Claro que não, da mesma maneira, Jesus está dizendo neste texto que nossas palavras são nossos frutos, e aquilo que falamos é uma prova de quem nós somos.


E) Momento de Louvor Árvore de Bons Frutos

F)  Ministração da Palavra:  

1. O FRUTO MOSTRA QUAL O TIPO DA PLANTA - Existem algumas espécies de árvores que têm aparência muito semelhante, e a única maneira de distingui-las é pelos seus frutos. As folhas falam de aparência. Muitas pessoas podem ter aparência, mas é através de seu fruto que vemos quem ela realmente é.- Mateus 13:24-30 - Esta parábola conta a história de dois tipos de planta, o trigo e o joio.As duas são muitíssimo parecidas. O joio foi semeado pelo inimigo, e é interessante observar que estavam crescendo juntos, e o cuidado do semeador era para não confundir o trigo com o joio e arrancar o trigo também. Mas a diferença entre eles é o fruto. Quando chega a época de dar fruto, é que se descobre qual é joio e qual é trigo. O fruto mostra que tipo de pessoa você é.

2. NOSSAS PALAVRAS REVELAM NOSSO CORAÇÃO - Marcos 7:21-23 - Os fariseus certa vez estavam a reclamar dos discípulos de Jesus porque eles não tinham lavado as mãos para comer. Ele os repreendeu de maneira severa dizendo que o que sai do coração do homem é que contamina. Assim entendemos que com nossa boca mostramos o que há no nosso coração. - O que tem se achado em suas palavras? Malicia, palavrões, mentiras? Se suas palavras estão em desacordo com o padrão de Deus, você precisa ter seu coração transformado a fim de não ser lançado fora como joio. Esse assunto é sério, pense bem nele. 

3. CUIDADO COM A MURMURAÇÃO - I Coríntios 10:10,11 - Paulo adverte aos irmãos em Corinto para terem cuidado com sua boca, a murmuração mostra um coração cheio de incredulidade. O povo de Israel pereceu no deserto porque ao invés de buscarem a Deus e terem um coração grato diante do Senhor, eles reclamavam de tudo. - A murmuração ofende a Deus, e fecha as portas do céu para sua vida. Cuidado com o que você fala dos líderes, pastores, pois quando você faz isto, você está querendo dizer a Deus que Ele não sabe o que faz e que Ele errou ao colocar um líder ou pastores sobre sua vida- Romanos 13:1 -2

4. PALAVRAS DE BENÇÃO E MALDIÇÃO - A pessoa sábia irá abençoar ao invés de amaldiçoar. À medida que você abençoa, demonstra que seu coração está cheio de benção. À medida que você amaldiçoa, seu coração está cheio do que? - Há pessoas que se auto amaldiçoam: "Sou um burro", "Nada dá certo comigo", "Nunca vou ser um líder"... Com isto, o coração libera maldições que a própria pessoa acabará colhendo, se não mudar. Leia Provérbios. 18:21 - este texto diz que a boca tem o poder da vida ou da morte. Como abrimos nossa boca para produzir vida? Animando os que estão em luta, pregando o evangelho, falando bem dos outros, elogiando, declarando a benção sobre nosso irmão... Como liberamos morte? Através da fofoca, da calúnia, da maledicência, das piadas sujas, etc...


G) CONCLUSÃO 
É pelas nossas palavras que demonstramos o quanto Jesus é importante para nós. Deus gosta de palavras bondosas. Leia Provérbios 15:26 . Lembre-se que as palavras de benção movem o coração de Deus e Ele coloca anjos para fazer aquilo se cumprir, e as de maldição move o inferno para fazer se cumprir. Qual ajuda você quer para seu dia a dia? Que a nossa oração seja como a do salmista Salmo 19:14. Faça um momento de oração baseado neste texto.

Ministração de Oração:         
             Oremos uns pelos outros para que olhemos para frente, o Autor e Consumador da nossa fé.

               Ministração da Visão: (Ganhar – Consolidar – Discipular – Enviar).

Leia o livro “O Novo Cálculo da Rota” (retomando o propósito de Deus para sua vida).

Frutos do mês: Sua  família será salva! Continue orando, jejuando e buscando por 3 vidas.
Pastor Péricles Ribeiro e Janaína Manso Ribeiro

sábado, 5 de outubro de 2013

ABENÇOADO PARA SERVIR


A) Texto:   Mateus 8.14-15: 'Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou e ela se levantou e começou a servi-lo."




B) 8º Estudo de 2013:  ABENÇOADO PARA SERVIR


C) Oração curta:  2 minutos.

D) Quebra Gelo:
 Para que serve uma chave? O que ela representa? Chave é símbolo de autoridade. Quem tem as chaves tem a legalidade, autoridade e responsabilidade sobre a casa.

E) Momento de Louvor http://youtu.be/gxCmLPoFcc0

D) Ministração da Palavra:  
Um dos lugares marcantes que o roteiro da viagem para Israel reserva é a visita às ruínas de Cafarnaum, a antiga cidade Galiléia onde Jesus iniciou seu ministério. Ali existem até hoje as ruínas da casa que os arqueólogos apontam como a residência de Pedro e onde ocorreram os fatos narrados neste texto. Desta narrativa bíblica podemos extrair algumas lições muito preciosas:
1º. HÁ BÊNÇÃOS PARA QUEM DÁ A JESUS AUTORIDADE SOBRE SUA VIDA. Infelizmente, há pessoas que até acreditam que Deus existe, que a Bíblia é a Palavra de Deus e que a Igreja é importante. Porém, fogem de um comprometimento com Deus, com a Palavra e com a Igreja. É para pessoas que agem assim que Jesus faz o apelo que está em Apocalipse 3.20: Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Jesus tinha autoridade para entrar na casa de Pedro, para ver a realidade daquela família e para atuar em prol daquelas pessoas. Isto ocorreu quando Jesus convidou a Pedro para que viesse após Ele a fim de tornar-se “pescador de homens” (Mt 4.18-20). Pedro creu e tomou a decisão de colocar-se sob a autoridade de Jesus. Foi a partir de então que o Senhor pode entrar na casa de Pedro.
O Senhor tem muitas coisas tremendas para fazer em sua vida. Mas você precisa dar a Ele autoridade sobre sua vida e casa (dar a chave para Ele).
2º. COLOQUE-SE SOB OS CUIDADOS DAS MÃOS DO SENHOR: Mateus conta que Jesus entrou na casa onde se hospedava e observou a sogra de Pedro acamada, com febre. O evangelista não faz referência a nenhum pedido de socorro. A iniciativa foi do próprio Jesus que, estando no interior da residência, viu a necessidade e, prontamente, “tomou-a pela mão”. Imagine a cena: O Senhor adentrando na casa, vendo a mulher ardendo em febre, incapaz de levantar-se. Ele estendeu suas mãos, tomou-a pelas mãos e, imediatamente, a enfermidade desapareceu.
As mãos do Senhor agem em favor de quem se coloca sob Sua autoridade. Um dos textos bíblicos mais lindos a falar sobre os cuidados de Deus em favor daqueles que se refugiam nEle é o Salmo 91. As promessas contidas neste Salmo são tão especiais que antigamente pessoas supersticiosas colocavam uma Bíblia aberta neste texto como um tipo de amuleto em suas salas. Não é o texto que garante proteção. É Deus quem cuida de nós, nos termos deste Salmo, conquanto que nos coloquemos a mercê de Seus cuidados. Ele tem poder para socorrer, proteger e suprir toda e qualquer necessidade. Porém, é preciso entregar a chave a Ele.
3º. O SENHOR VÊ AS INTENÇÕES DO SEU CORAÇÃO: A sogra de Pedro foi curada e, imediatamente, passou a servir a Jesus. Ela usou a bênção que recebeu para servir ao Senhor. Você que tem saúde, tem aproveitado esta condição para servir a Deus ou para viver em pecado?
Foi Tiago quem escreveu que Deus vê as motivações do coração da pessoa em Tg 4.3: Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Que o Senhor observe seu coração e veja os motivos certos. Servir a Jesus é a motivação certa que desata as bênçãos do Senhor sobre nossas vidas.

F) CONCLUSÃO:
Houve um dia quando Pedro conheceu a Jesus, creu e “entregou a chave da sua vida” a Ele. Por isso Jesus pode entrar em sua casa, ver a necessidade e agir de forma maravilhosa. Hoje, você pode seguir o exemplo do apóstolo Pedro e dar a Jesus toda autoridade sobre sua vida. Ore com os presentes dando-lhes oportunidade de se entregarem a Jesus.

Ministração de Oração: agora, ore a Deus para que olhemos para frente, o Autor e Consumador da nossa fé.
             - Ministração da Visão: - 10 minutos (Ganhar – Consolidar – Discipular – Enviar).

Leia o livro “O Novo Cálculo da Rota” (retomando o propósito de Deus para sua vida) .

Frutos do mês: Sua  família será salva! Continue orando, jejuando e buscando por 3 vidas.
Pastores Péricles Ribeiro e Janaína Manso Ribeiro