Moldado à Conformidade de Deus!!!
"Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, Ele pegava o barro e fazia outro, conforme ele queria." (Jeremias18:4).
O Oleiro quando faz um vaso, escolhe bem o barro, pois este precisa ser de boa qualidade. Existem cerca de 200 tipos de barro, mas somente cerca de 08 tipos servem para serem moldados, fase de escolha: "E Jesus terminou, dizendo: ~ Pois muitos são convidados [separados, como barro], mas pouco os escolhidos [moldáveis]".- Mateus 22:14 - acrescido). Depois de escolhido, o barro precisa ser separado por um tempo, para ser 'curtido' e, assim, ter mais liga e, quanto mais necessário for ter liga, maior a fase de curtimento (fase do deserto, reflexões - se Deus está te deixando um tempo maior refletindo, 'curtindo', não desista e, sim, prepare-se, pois a obra será grande). Após o curtimento, há necessidade de se retirar o ar que está misturado a barro (o ar misturado ao barro, deixa-o fraco), esta é a fase de pisoteamento, na qual o barro é literalmente pisado ("[...] pelas Suas pisaduras nós fomos sarados." - Isaías 53:5b); é nesse período que você vai se sentir humilhado, maltratado, de forma que toda a tua soberba, orgulho, vaidades em excesso, imponência, excesso de auto-confiança, vícios, tudo isso seja tratado e retirado da tua vida. É um momento em que nos sentimos só e sem apoio e sofremos críticas ou mesmo desprezo daqueles que nos cercam, mesmo da família. Depois de retirada as impurezas, o barro necessita de ser acrescido determinadas condições para que torne-se um vaso mais forte e não se quebre à toa: verdade, compromisso, fidelidade, obediência, submissão, disposição, entre outras. Estas condições são obtidas no estudo da palavra de Deus e nos exemplos citados na Bíblia, tornando-se resistente. A seguir vem a fase do molde. Deus nos coloca na roda para nos dar a forma que necessitamos e ainda assim, verifica com as Suas mãos hábeis, se existe alguma imperfeição e, caso exista, o vaso volta para a fase de pisoteamento para ser retrabalhado, mas se não, continua nos moldando segundo o caráter de Cristo, para termos um coração segundo o Seu coração e, conforme a Sua vontade; somos moldados para determinadas funções peculiares a cada vaso, segundo o Espírito Santo (1 Cor. 12:11). Mas a última é a mais importante: a fase do fogo. Nesta somos colocados no forno do Espírito Santo para ficarmos consolidados nas Suas diretrizes, Seus estatutos e se ainda houver alguma imperfeição, certamente o vaso rachará: "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo". (1 Pedro 1:7).
Em suma, nas mãos do Oleiro, Ele nos escolhe nas nossa imperfeições, deixa que criemos liga para melhor sermos moldados, retira as nossas mazela, acrescenta aparatos espirituais para nos tornamos mais fortes nEle e, depois vai moldando o nosso caráter conforme a Sua Vontade, mas depois de tudo passaremos pelo fogo, a prova final, isto é, você não vai ficar só na teoria, passará para a prática e será provado e a sua prova não será igual a de outro, pois você é um vaso especial com uma incumbência também especial.
Mas certamente, você notou que o vaso é vazio no seu interior, não? Correto, isto significa o esvaziamento do nosso eu, para que Deus possa nos encher do Seu Espírito Santo e, andando em obediência, nas Suas mãos, fazermos a Sua vontade e ganharmos almas com o nosso testemunho e palavra.
Deixe Deus agir na tua vida, moldando conforme a Sua vontade e seja benção na vida de muitos.
A paz de Cristo na tua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário