Contador

contador

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Porque Jesus dobrou o lenço...v

João 20:1-8 (versão ARC)
A Bíblia reserva um versículo inteiro (v.7) para nos contar que os lençóis que  enrolavam o corpo de Jesus permaneciam no chão sem estarem rasgados (mostrando que o Senhor "transpassara" os lençóis,  com o Seu novo corpo,  agora,  "glorificado", sem ter que os rasgar para sair deles) e o lenço que cobria o Seu rosto  fora enrolado (algumas versões, dobrado),  cuidadosamente e, colocado na cabeceira do túmulo de pedra, denotando que Jesus não tivera pressa em sair do dali, deixando-o, possivelmente, como um sinal (como um enigma). No versículo 8, diz que João ao ver os lençóis no chão, íntegros, e o lenço enrolado à parte, "creu" (isto está escrito para que também creiamos).
Para se entender o significado do lenço enrolado (dobrado), faz-se necessário conhecer um pouco a respeito da tradição hebraica e dos costumes daquele tempo. Quando o servo colocava a mesa de refeição para o amo, ele fazia exatamente da maneira como o seu amo queria. A mesa era colocada ao gosto de seu amo, do jeitinho que o amo gostava; e o servo esperava ao lado, fora da visão do amo, até que a refeição terminasse. O servo não se atrevia nunca a tocar a mesa antes que o amo tivesse terminado sua refeição. A tradição acrescenta que, "ao terminar a refeição o amo se levantava, limpava os dedos, passava lenço pela boca e sobre a barba; depois, embolava o lenço e o depositava sobre a mesa. Segundo o costume o lenço 'embolado' queria dizer: 'Eu terminei'. Se, no entanto, o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo jamais deveria tocar a mesa, porque isso queria dizer: 'Eu voltarei!'" (Transcr.).
Isso pode ter sido um recado??!! Pare e medite...Ele disse que era necessário Ele ir temporariamente, e que deixaria um consolador, o Espírito  Santo (João 16:7), mas que "voltaria"!!!
Louvor: "Rude Cruz"
Link: https://youtu.be/1lquTWyNg9U

Nenhum comentário: