Contador

contador

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2012 - Governo de Deus


Hoje é 12/12/2012...
     Este é o ano do Governo de Deus!!! A Bíblia mostra o no.12 como um no. que revela 'fundamento'. Foram 12 as tribos de Israel, bem como foram 12 os discípulos de Cristo (Lucas 6:12-16 e Ap 21:9-27).     
     Se você pender para o governo de Deus a oração e a leitura de Sua Palavra são as melhores maneiras de nos comunicarmos com Ele e sabermos o que Ele tem determinado para a nossa vida. 
    Benny Hill, em seu livro "Bem-vindo Espírito Santo", faz uma citação de Evelyn Christianson: "É impressionante dar-nos conta de que no final de nossa vidas seremos a soma total de nossas reações às respostas de Deus às nossas orações, pois Deus escolheu limitar Sua ação seguinte à nossa reação à Sua resposta anterior. O resultado final de nossa vidas é decidido através de uma série de reações, durante toda a vida, às respostas de Deus às nossa orações. A forma como respondemos a Deus e Ele, por Sua vez, a nós, na verdade está determinando os rumos que nossas vidas irão tomar."
     
O ser humano decidiu pela rebeldia, isto é, por não ouvir mais a Deus; decidiu por fazer do seu braço o seu rumo: 'minha cabeça é o meu guia', como no ditame popular e seguir os desejos do seu coração. Mas devemos atentar no versículo de Pv 23:7b, no qual estabelece que  assim como você pensa, você o é e no versículo em Jr 17:9, que mostra que o coração, se não tiver uma diretriz correta, pode nos levar a caminhos que achamos corretos mas muitas vezes podem ser fatais (secular e/ou espiritualmente) - Pv 16:25. Nunca fugiremos do princípio da semeadura: ninguém planta uma coisa e colhe outra (Gálatas 6:7).
     Deus rege nossa vidas por princípios dos quais nem Ele mesmo pode quebrar e, um deles, é o princípio da obediência. Ser obediente a Deus não é ser manipulado, simplesmente Ele é eterno, dono do 'kairos' (tempo de Deus), tem uma visão 'macro' da nossa vida, mas Ele segue os princípios de não 'se meter' sem que o autorizemos.
     Deixe Deus governar a tua vida: ORAR, LER a Sua Palavra (Bíblia) e AGIR em conformidade com a Sua vontade, OBEDECER, pois Ele quer o melhor para todos nós e, assim,  tenhamos uma colheita em abundância, em todas as áreas da nossa vida,  em 2013 (João 10:10 a).
    

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Porque Jesus dobrou o lenço...v

João 20:1-8 (versão ARC)
A Bíblia reserva um versículo inteiro (v.7) para nos contar que os lençóis que  enrolavam o corpo de Jesus permaneciam no chão sem estarem rasgados (mostrando que o Senhor "transpassara" os lençóis,  com o Seu novo corpo,  agora,  "glorificado", sem ter que os rasgar para sair deles) e o lenço que cobria o Seu rosto  fora enrolado (algumas versões, dobrado),  cuidadosamente e, colocado na cabeceira do túmulo de pedra, denotando que Jesus não tivera pressa em sair do dali, deixando-o, possivelmente, como um sinal (como um enigma). No versículo 8, diz que João ao ver os lençóis no chão, íntegros, e o lenço enrolado à parte, "creu" (isto está escrito para que também creiamos).
Para se entender o significado do lenço enrolado (dobrado), faz-se necessário conhecer um pouco a respeito da tradição hebraica e dos costumes daquele tempo. Quando o servo colocava a mesa de refeição para o amo, ele fazia exatamente da maneira como o seu amo queria. A mesa era colocada ao gosto de seu amo, do jeitinho que o amo gostava; e o servo esperava ao lado, fora da visão do amo, até que a refeição terminasse. O servo não se atrevia nunca a tocar a mesa antes que o amo tivesse terminado sua refeição. A tradição acrescenta que, "ao terminar a refeição o amo se levantava, limpava os dedos, passava lenço pela boca e sobre a barba; depois, embolava o lenço e o depositava sobre a mesa. Segundo o costume o lenço 'embolado' queria dizer: 'Eu terminei'. Se, no entanto, o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo jamais deveria tocar a mesa, porque isso queria dizer: 'Eu voltarei!'" (Transcr.).
Isso pode ter sido um recado??!! Pare e medite...Ele disse que era necessário Ele ir temporariamente, e que deixaria um consolador, o Espírito  Santo (João 16:7), mas que "voltaria"!!!
Louvor: "Rude Cruz"
Link: https://youtu.be/1lquTWyNg9U

Oração Simples


28/11/2012
Oração simples
                                                                 Leia o Salmo 28.6-9
"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29.13)
......................

Às vezes eu estou segura da presença de Deus; sinto seu amor; compreendo sua vontade para minha vida. Mas em outros tempos, desérticos, sinto-me fria e distante, longe da luz e orientação de Deus. Quando oro, nessas ocasiões, sinto como se estivesse falando com as paredes. Ainda assim, todas as noites eu oro com meu filho de 13 anos. Meu filho já não está tão disposto, como antes, a orar em voz alta, mas nós agradecemos pelas pessoas e acontecimentos pelos quais mais somos gratos a cada dia. É uma maneira maravilhosa de encerrar o dia, acolher a noite e iniciar o descanso. Numa noite, recente, minha vida parecia estar me escapando ao controle. Eu crio meu filho sozinha. Estava desempregada e perdendo a batalha até contra as minhas tarefas domésticas. A única coisa em que eu conseguia pensar para orar era: ?Ajude!? Meu filho ficou encantado; achou que "Ajude" era uma oração maravilhosa, simples e direta. Então orei: "Ajude" ? por minha mãe, em sua luta contra uma leucemia aguda; pela família de um diretor de banda que havia sofrido derrames múltiplos durante a noite e falecido; e por minha parceira de oração, que estava se recuperando de sua segunda cirurgia no joelho. Quando orei essa única palavra - Ajude! - Deus tirou de meu coração cada um desses fardos. Quando terminei de orar, senti-me reconectada com Deus. Como diz o salmista: "Na minha angústia, clamo ao SENHOR, e ele me ouve" (120.1). 

Oração: Amado Deus, ajude! Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Se pedirmos, Deus ajudará.
Oremos pelos filhos de pais/mães solteiros/as

                                                                               Gloria Graves Gregory (Tennessee, EUA)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Memorize Versículos da Palavra de Deus

Memorizando a Palavra de Deus.
Texto: (Salmo 119:11)

Por quê devemos memorizar a Palavra de Deus?
Porque se em um determinado momento você precisar de alguma resposta bíblica para alguma situação de afronta ou de ensinamento que se apresentar a ti, o Espírito Santo até pode trazer à lembrança o armamento que você necessita para aquela determinada situação; mas se você conhece bem a Palavra e a tem guardada em teu coração, ficará bem mais fácil trazê-la à ponta da língua (Rom 15:15b). Isto está claramente evidenciado quando Jesus Cristo foi levado ao deserto para ser tentado por satanás e Ele usou da Palavra de Deus para combater todas as investidas do diabo (Mateus 4: 1-11). [JESUS disse]: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos 'fará lembrar' de tudo quanto vos tenho dito" (João 14:26). Se houver necessidade de você dar um testemunho sobre algum acontecimento, baseando-se na Palavra de Deus, certamente, se você já a tem memorizada, não gaguejará ou titubeará, ram...ram...é...bem, está escrito, mas... (aonde?) etc..!!! Não é de se admirar que Pedro tenha dito: “Estando sempre preparados para 'responder' a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3.15), pois ele mesmo já passara pela experiência de pregar de improviso e tinha a palavra de Deus guardada em seu coração (Jesus disse que o Espírito Santo iria trazer à memória tudo aquilo que Ele lhes dissera), tanto que foram convertidas cerca de 3.000 almas (Atos 2).
Tenha em sua cabeça [entendimento]  que o Senhor tem poder sobre a sua mente. “Então, [Jesus Cristo] lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45). Jesus operou de modo eficaz na mente de seus discípulos para que entendessem. Ele pode, do mesmo modo, por intermédio do Espírito Santo, operar em você, a fim de capacitá-lo a memorizar (o local das maiores batalhas espirituais é no campo da nossa mente). Faça o seu melhor. Faça um esforço sincero e ore para que Ele abençoe os seus esforços.
A Palavra de Deus quando é implantada poderosamente em nossas mente (estudada como texto /contexto e memorizada) é capaz de promover mudanças e salvar  nossa alma e a alma de muitos. Devemos estar preparados para o dia que este livro precioso faltar ou ficar escasso. Veja o filme: "O Livro de Eli". 
"Amigo, ouça bem as minhas palavras; dê ouvidos à minha voz. Mantenha esta mensagem à vista o tempo todo. DECORE! Guarde na mente e no coração. Quem encontra essas palavras vive de verdade: eles são saudáveis de corpo e alma. Vigie sempre os seus pensamentos: deles depende a sua Vida! (Provérbios 4: 20-27 - versão HP). 
Palavras do pr. Billy Graham:
    O Pastor Jonh Pipe tem um testemunho sobre 08 quesitos do porque memorizar versículos bíblicos. Veja no Youtube:   https://youtu.be/gqW9vMeiPHk
    Exitem várias metodologias, uma delas é esta, elabore um plano de memorização: 
a) escolha e anote os versículos que mais falam ao teu coração (nos cultos, pregações, Escola Dominical, lendo a Palavra, Estudos de Batalha Espiritual, Livros Evangélicos, etc); 
b) separe-os em cartões pequenos e fáceis de carregar ou prender em um lugar visível (espelho do banheiro, por exemplo); 
c) coloque a numeração do versículo antes (na parte superior) e depois dele (inferior) e memorize por um dia; e, repita-o durante a semana; 
d) na semana seguinte recomece outro versículo, mas somente depois de repetir o anterior sem consulta. 
   Em um ano você terá memorizado 52 versículos. Comece pelo menores: "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará [me fará falta] (Salmos 23:1); "O Senhor  olha o coração." (Salmos 32:5 NLT); "O Senhor é o meu ajudador, não temerei." (Hebreus 13:6 NVI); "Irai-vos e não pequeis." (Efésios 4:26 NKJV); "Tudo posso através de Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13 NKJV), entre tantos outros.
   Mas atente bem para uma coisa muito importante: de nada vale você memorizar um versículo sem vivê-lo diariamente, pois as suas atitudes falarão muito mais alto. 
Faça bom proveito e atente: Jesus não tardará a voltar!!! 
    A Palavra de Deus é "viva e eficaz, e mais penetrante que espada de dois gumes", devemos então aprender a manejá-la adequadamente, como um guerreiro bem adestrado.
        Fique com Deus hoje e sempre!!! AMÉM!!!





Ser Cristão (aquele que segue)...


"Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu [um Deus invisível]; segue fielmente os seus preceitos; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro [que morreu por ele]; esvazia-se [de si mesmo]  para que possa estar cheio [do Espírito Santo]; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; [serve para ser servido, pois mais forte é aquele que serve]; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver [pois morrendo para nós mesmos é que germinamos e damos frutos]; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento".
                                                                                                  (A. W. Tozer - acrescido)

                                                                                                                                        

ESCOLHAS e CAMINHOS

Escolhas e Caminhos...
      Comecei a escrever sobre este tema, mas incompreensivelmente despareceu do meu rascunho. De uma forma geral, são as escolhas que nos levam aos caminhos e todo dia tomamos uma ou mais escolhas e estas escolhas (desculpe-me pela redundância, mas quero frisar bem) mudarão este nosso caminho.
     No que devemos nos ater é que quando 'pensamos' que a escolha é só nossa, isto é, que ela diz respeito somente a nós mesmos;  o concreto é que, quando optamos, fazemos esta escolha não somente para nós, mas direta ou indiretamente,  pessoas no nosso entorno serão afetadas por esta nossa escolha. Ela nos leva a caminhos que, indubitavelmente, interferirão na vida de muitas outras  pessoas que nos cercam: aquelas que já fazem parte da nossa vida, aquelas  que  conheceremos no caminho e/ou aquelas as quais viríamos a conhecer na mudança da rota, dependendo do caminho a ser trilhado. Isto me faz lembrar da passagem de Jonas (Jonas 1:1-18). A escolha de Jonas de não seguir o que Deus tinha preparado para ele (rebeldia pura), fez com que a vida de muitas pessoas mudassem:  a do capitão,  a dos tripulantes, a dos comerciantes (perderam suas mercadorias, jogaram as cargas fora), a das  pessoas que estavam esperando as suas encomendas, e quase ceifou a vida de alguns (é certo que eles abandonaram os seus deuses  e passaram a reconhecer o Deus de Jonas como Senhor de suas vidas [vs.16] pela experiência que passaram). É inimaginável o que uma escolha errada pode acarretar.

        Muitas vezes fazemos escolhas (compromissos / atitudes) de uma forma estapafúrdia, deixando que as emoções afloradas falem por nós; assim, podemos nos arrepender destas escolhas (palavras proferidas) que poderão trazer dissabores futuros.
           Escolher é como se a gente desse um passo, em um 'breu total', estando de posse somente de uma lâmpada que só ilumina poucos centímetros a nossa frente. Devemos dar um passo de cada vez. O Salmista está muito certo quando diz: (Salmo 119:105), pois como poderemos discernir todo o caminho se só podemos enxergar um palmo à nossa frente?

           O caminho tem que ser trilhado, quer queiramos ou não e a escolha do caminhos tem que ser feita da mesma forma. Se ela não for feita por nós, com sabedoria (de Deus) e com consciência, ela será feita de outra forma: por alguém, como um parente (pai, mãe, irmão, etc.), um amigo (falsos amigos, geralmente), pelas circunstâncias do momento, pela vida ['...deixa a vida me levar...'], mas é certo que a escolha do caminho vai ser determinada, pois ela (a escolha) é parte integrante da nossa vida,  podendo em seu bojo trazer alegria, felicidade, paz, sucesso, prosperidade, um encontro pessoal com Deus (Peniel), mas também pode trazer outros dissabores, de sorte que nada seguirá  sem ter um caminho escolhido, e você não ficará sentado a beira dele, pois a turba te levará, mesmo a contragosto. 

           Deus tem um propósito para cada um de nós, quer acredite você ou quer não, desde a fundação do mundo. Ele quer que trilhemos o melhor caminho (Jesus Cristo Isaías 59:9); mas o caminho dEle, não é fácil. É uma trilha cheia de percalços; mas o Espírito Santo, nosso Ajudador, Aquele que quando Cristo subiu aos céus nos enviou para estar  lado a lado conosco, para caso caiamos em algum ponto do caminho ou tropecemos em alguma pedra, Ele possa nos estender a mão (pois o cair é do homem), estará sempre  pronto a nos dar conselhos vindo diretamente do coração do Pai para o nosso coração.

           Em João diz que  16:12-15, Ele (Espírito Santo) conta as coisa que recebe diretamente do Pai para aqueles que creem nEle. Portanto, saiba fazer as suas escolhas para determinar os caminhos corretos. Coloque Deus em primeiro lugar e peça ao Espirito Santo que o dirija nessas escolhas: "As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra (Pv 16:1). Você pode pensar que tudo o que você faz por si mesmo é certo, mas o Senhor julga as suas intenções (Pv 16:25) e há caminhos que te podem parecer bons, mas nem sempre serão, portanto avaliemos as nossas decisões (Ageu 1:7). Peça a Deus que abençoe os seus planos, coloque-os nas mãos dEle, e eles indubitavelmente darão certo, mesmo que a princípio não pareçam." (Pv 16:3). A Paz de Cristo na tua vida!!!


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

5o. Estudo - Triunfando sobre as Obras da Carne



5o. Estudo de Células - 
IMEFRE - VIVENDO UM NOVO TEMPO, SONHANDO ACORDADO COM O REINO! 
RIO DE JANEIRO, semana de 12 a 18 de novembro de 2011. 
A) TEXTOS BASES: Gálatas 5:19-23
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” 
B) ESTUDO: "TRIUNFANDO SOBRE AS OBRAS DA CARNE."


C) Faça uma oração curta: 2 minutos. 
C) Quebrando o  Gelo. Leia:
     Você, como alguém que nasceu de novo, que crê que vai para o céu, você que é salvo, seu compromisso é com o seu espírito [relativo a Deus] e não com a sua carne [relativo ao homem]. Isso implica em travar uma guerra ferrenha com quem? Com o diabo, é claro! Portanto, você não é o que pensa que é, porque você não é o que vê, nem o que interpreta que é. Você é muito mais do que vê e imagina, quando não dá vazão às obras da carne. Cada filho [do Pai] recebe uma missão da parte de Deus. Você é espírito [dom da vida recebida de Deus], possui uma alma [vontades, emoções, desejos, etc.], e vive em um corpo [morada terrena]. Você é, exatamente, o seu espírito. A Bíblia diz que o corpo volta para o pó, mas o espírito volta para Deus (Eclesiastes 12:7). Então, você é criação do Eterno, veio do céu e voltará para lá. Você é peregrino nesta Terra, está de passagem no Planeta, não é permanente aqui. Contudo, apesar de não ser permanente nesta Terra, a Bíblia diz, no Salmo 8, que o homem é a coroa da criação de Deus. Como criação de Deus, se não vivemos pela carne, satisfazendo as obras da carne, um dia nos encontraremos com Deus, com o nosso Criador. E para isso, não podemos ser como Acã: Ter e guardar muitos entulhos na vida escondidos debaixo da capa. 
E) Momento de Louvor:  link: (1 LOUVOR). 
F) Ministração da Palavra: 
     Acã foi um homem que morreu com sua família e descendente, porque não resistiu às obras da carne. Quando viu uma capa babilônica que lhe chamou atenção, roubou-a e guardou-a consigo, trazendo prejuízos ao povo de Israel (Josué 7). Só que o problema não é Acã morrer, como relata o texto bíblico, mas o juízo que ele estabelece para toda a geração e os seus descendentes. A Bíblia diz que Acã não morreu sozinho, mas com toda a geração e descendentes. Todos sofreram por causa da sua inadimplência espiritual. Deus havia dito que não deveriam tomar o despojo de guerra e ele desobedeceu.
  Quando nós temos argumentos debaixo da capa, os descendentes biológicos e espirituais sofrem todas as consequências da capa maligna que colocamos para tentar esconder o que mais cedo ou mais tarde ficará claro. Precisamos ser encorajados para arrancar a capa e não permitir que nada fique escondido em nossas vidas, para que a família não seja prejudicada. Precisamos de libertação. Precisamos abandonar as obras da carne e viver pelo Fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23).

~O que está debaixo da sua capa?
     O que foi que você guardou debaixo da sua capa? Talvez você nem saiba que possui uma capa. Mas, às vezes, estamos guardando debaixo da capa, coisas, situações, como se fosse despojo de guerra. Que tipo de guerra você se envolveu e para quem você guerreou? Precisamos ser consolidados no espírito e não na carne, porque somos homens de Deus, somos espirituais. O nosso compromisso e a nossa seriedade precisam ser conhecidos por todos. A nossa essência é de ministros do Evangelho do nosso Senhor Jesus, o Cristo. Nossa essência tem que ser inegociável.
    O diabo não pode roubar nossa essência espiritual porque é a única parte boa, é a riqueza boa que temos: a parte de Deus em nós. Não temos nada de bom de nós mesmos. Tudo o que temos é para o louvor da glória do Senhor. Não construímos nada de nós mesmos, tudo é para o louvor da glória do nosso Deus. A cada dia, devemos buscar viver para não satisfazer a nossa carne, mas viver no espírito pelo Espírito de Deus e, assim, nosso proceder será irrepreensível. Não fomos chamados para alimentar a carne, nem para ser alimento da serpente. Portanto, lutemos cabalmente contra as obras da carne que são: Adultério, prostituição, impureza, lascívia [conduta ultrajante, pensamentos ou atos totalmente imorais que induzem a sexualidade], idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias [discussão ou contenda com palavras duras], emulações [rivalidade, competição por ciúme ou inveja, visando maldosamente a prejudicar a outrem], iras, pelejas, dissensões [falta de entendimento ou divergência de opiniões entre duas ou mais pessoas], heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias. A Bíblia nos adverte a não viver cedendo a nenhuma destas obras, antes, devemos lutar para vencê-las. 

~Como vencer a carne?
Somente um homem, uma mulher que busca santidade, vence a carne que nos assola diariamente. O homem santo vence a carne, a carnalidade, o pecado, porque sabe que não depende dele mesmo, mas de Deus. Vence porque vive os princípios. As pessoas que vivem os princípios não se deixam enganar pelas obras da carne. Seja santo e vença a carne, declarando a sua fé e vivendo um estilo de vida condigno com o Reino. Um homem de fé e uma mulher de fé podem mudar a história, por mais terrível que seja, na direção deles, quando tem a história consolidada dentro de si. Então, vencem qualquer tipo de abuso da parte espiritual da maldade. Você consegue vencer a carne quando está sob uma cobertura segura, sadia, santa. Viva para Deus intensamente. Mas não viva intensamente para Ele apenas quando estiver na Igreja, na célula, com outros irmãos, três vezes na semana... Não! Viva intensamente para Deus todos os sete dias da semana, os 30 dias do mês, os 365 dias do ano, os 12 meses do ano. Viver em santidade e viver intensamente para Deus no trabalho, em casa, no ônibus e em todos os lugares e momentos e não apenas na Igreja, na célula, etc, garante a você estar sempre em cobertura segura e sadia. Em outras palavras, você precisa servir a Deus de verdade. Saber que é homem de Deus, que é mulher de Deus e que precisa viver como príncipe e princesa do Senhor. O homem de Deus tem a essência de Deus e vive guardado por Ele, não vive satisfazendo as obras da carne.
O homem que vive no espírito está em cobertura segura. Este livra sua rota da carne e se consolida no espírito. Precisamos de pessoas que tenham o Fruto do Espírito em suas vidas. Quem tem o Espírito Santo precisa ser mudado de verdade, a ponto de as pessoas que caminham ao seu redor, também sejam mudadas. Deus quer nos dar a bênção de não permitirmos que as obras da carne tenham mais poder do que o viver no espírito em nós. Viver em santidade, pelo Fruto do Espírito, é a garantia que temos de que viveremos para Deus, agradando-O em toda nossa forma de viver. 
● Ore a Deus para capacitá-lo a vencer as dificuldades que virão dessa batalha.
                                                                                                 Pastores Péricles e Janaína Ribeiro.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Perdão

Perdão


"Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]" 
(Marcos 11:25-26)


   
    Quando se guarda uma mágoa, ressentimento de alguém, cria-se uma raiz de amargura no nosso coração (Hebreus 12:15) e como poderemos falar ou fazer coisa boas se há uma fonte amarga que jorra de dentro de nós :"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (Tiago 3:11). Certamente o nosso coração dirá daquilo que está contaminado: O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Lucas 6:45). 
    Lembre-se que o perdão não é um sentimento e sim um ato de decisão pessoal, e esquecer-se de uma ofensa também não é perdoar, pois quando perdoamos esquecemos, mas o inverso  não é verdadeiro, pois quando nos lembrarmos da ofensa ela brotará trazendo de volta o sentimento como se fora recente. Quando optamos por não perdoar é como se ficássemos trancados juntos em uma cela com a pessoa que não perdoamos, privados da liberdade, presos um ao outro, mas quando optamos pelo perdão, abrimos a porta desta cela, saindo e dando a opção desta pessoa de também sair, se ela quiser, é claro, mas estamos liberando-a no mundo espiritual.
   A Parábola do Rei e do servo que o devia, em Mateus 18: 23-35, mostra que se não perdoarmos aqueles que nos ofendem, Deus pode optar também por não nos perdoar.
   O perdão é um ato milagroso, que faz mudanças em nossa vida e na vida daqueles a quem decidimos por perdoar.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

sábado, 10 de novembro de 2012

Proteção de Deus



Proteção de Deus... 
      São incontáveis os versículos Bíblicos que mencionam a proteção de Deus dizendo que Ele dá essa proteção a todos diuturnamente (Salmo 121:4). Jesus Cristo menciona esta proteção comparando-a como a da galinha e seus pintinhos, relatada no Novo Testamento (Mateus 23:37b). 
     Se pararmos para pensar e contarmos, na maioria das vezes em nossas vidas, decidimos por não desfrutar dessa proteção, deixando de andar sob as Suas asas, ao optarmos por seguir de acordo com a nossa própria 'intuição' [força, autoconfiança]: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem [em si próprio ou em outrem], e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jeremias 17:5). Nós podemos ter e  desfrutar desta proteção de Deus e, assim, vivermos o 'melhor' dessa terra, se andarmos em obediência (Isaias 1:19). Obedecer não é um 'bicho de sete cabeças' ou mesmo estarmos agindo como 'fantoches' de um Deus 'manipulador'; é, simplesmente, colocarmos diante dEle o que precisamos antes de tomarmos uma decisão, e optar por ouví-lO e seguir a Sua orientação, mesmo que o nosso coração ("enganoso é o coração[...]" - Jeremias 17:9) nos diga para irmos pelo caminho mais fácil, que geralmente é na 'contra-mão' de Deus. Mas, como sabermos que Deus está nos respondendo?  A maneira principal é pela leitura da Bíblia; outra é por alguém em que nós confiamos e que nos fala sobre o assunto em questão, sem que este saiba de qualquer coisa de antemão; por sonhos ou mensagens que, geralmente, são confirmadas de uma outra forma (busque esperar sempre uma confirmação do Senhor). Se assim fizermos, isto é, buscarmos em primeiro lugar a Sua orientação e proteção, colheremos o que estamos semeando : "Dizei ao justo que bem lhe irá: porque comerão do fruto das suas obras." (Isaías 3:10 - realçado). E, como sentimos que Deus está agindo a nosso favor? Uma forma de sentirmos que estamos fazendo algo que Deus aprova é, depois de pedirmos a Sua orientação, haver paz no nosso coração com a opção que adotamos; mas se houver dúvida ou angústia, pense bem se vem mesmo dEle (pois pode vir da sua própria ansiedade ou, ainda, de intenções maléficas do 'inimigo'). 
     Deus tem um cuidado extremo de nós e Sua proteção vem tanto pelos Seus anjos: "porque aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." (Salmo 91:11), como pelo nosso 'Guarda-Costa particular', que não é outro senão o próprio Espírito Santo, o qual  habita em nós, capacitando e guiando-nos: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece; mas vós O conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14:16-17). 
     O que você está esperando para estar debaixo desta proteção??? Lembre-se do que está escrito na Palavra, que com esta proteção: "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti [tu não serás atingido]." (Salmo 91:7). 
     A paz de Cristo na tua vida hoje e sempre.

Momento de Louvor: https://www.youtube.com/watch?v=3_9rxXEk5x8&feature=related

4o. Estudo: ESPERANÇA


Estudo: A ESPERANÇA

Leia: Hebreus 11:13-16.
Faça uma curta oração a Deus.
     O texto de Hebreus nos traz a galeria dos heróis da fé. Homens que se despontaram para nós, de também almejamos alcançar a pátria dos céus. Eles viveram na terra, receberam as promessas de Deus, creram nelas, viram-nas de longe, mas não as alcançaram. O que mais os impressiona, é que mesmo não alcançando as promessas aqui, eles não se esmoreceram na fé, nem blasfemaram do Senhor que os deu tais promessas. O Senhor nos chama para sermos uma geração que abole o imediatismo, que permeia muitas das promessas humanas, até mesmo nas liturgias cristãs de hoje e nos voltarmos para Ele e nos tornarmos aquilo que fará com que Ele não se envergonhe de nós.
     1. Atitudes com relação à promessas:
a. Viver em fé - a fé é  firme fundamento das cisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus 11:1). Ela não é obra do acaso, mas fruto da experiência do ouvir e aplicar. Sobre este pilar, do ouvir e aplicar, teremos as experiências que consolidarão nossa fé, confirmando dia após dia nossa caminhada em direção ao Senhor e Sua vontade.
b. Ver ao longe - os que andam em fé enxergam além das distâncias comuns, que enxergariam os olhos humanos. A alma do exercitado em fé, faz cm que ele não olhe mais as circunstâncias, mas sim, em linha com a nova perspectiva, relacionada às experiências alcançadas pela ação do Espirito e da Palavra. Sua alma está presa às experiências que forjaram nele a confiança irrestrita no seu Deus, que já lhe provou o quanto é fiel e o quanto pode fazer.
c. Crer nas promessas - Crer é um ato de vontade. Decidimos crer em Deus, crer nas Suas promessas, crer na Sua Palavra. Crer não é buscar dentro de si o sentimento, a inclinação, a sensação de se estar crendo. É optar por crer, é decidir crer, em meio as dúvidas, dizer, eu creio em Deus. Em meio a temporais, dizer: eu creio no Deus que acalmou a tempestade, e por certo fará calar todas as que vierem contra mim, isto é crer.
d. Abraçar as promessas - Abraçar as promessas é deixar que elas moldem  seu estilo devida. É adequar toda a sua realidade de acordo cm as diretrizes das promessas. É tomá-las para si e permitir que toda a sua vida seja transformada por elas. É não se arraigar, não criar raiz no mundo, é estar sempre pronto a se mover em Deus e para Deus. Também devemos estar prontos para subir quando chamados, pois sabemos que aqui não é nosso destino final.
    2. O caráter daquele que espera
a. O caráter moldado na esperança é precioso diante do Senhor. O autor diz, que aqueles que morreram na esperança, mesmo não alcançando as promessas, exaltaram o Senhor, alcançaram um testemunho digno que Deus não se envergonhou de se chamar seu Deus.
b. Enquanto aguado o cumprimento das promessas, mas não tenho nelas a plenitude da minha alegria, declaro que busco algo melhor e maior. As promessas são importantes, mas totalmente precioso é o SENHOR DA PROMESSA. As bençãos as quais aguardamos são tremendas, mas imprescindível é ter o abençoador. O empo que vivo e aguardo tudo o que o Senhor tem falado, cresço na comunhão, cresço na dependência, e descubro que as promessas são importantes para essa vida aqui. Mas nosso amado Senhor é precioso para a nossa existência, tanto terrena, quanto eterna.
c. O que é mais importante para Deus não é você alcançar todas as promessas ou não, ms que você O ame, que você creia. NEle acima de qualquer coisa ou circunstância, que você deseje estar com Ele todos os dias, que você espere por Ele todos os dias. Fazendo assim você proclamará a verdade, alcançará um testemunho de fé inabalável, não viverá movido pelas circunstâncias e agradará tremendamente o coração do Pai.
   Conclusão: Nestes dias, precisamos ser ousados para manifestar essa Palavra do Senhor. Queremos manifestar ao mundo a Glória de Jesus, desejamos ardentemente que sejamos conhecidos como aqueles que realmente comungam com o Senhor e têm sido transformados pela Sua presença. Desejamos ser um povo que amam ao Senhor, por entendermos aquilo que Ele é, e não aquilo que Ele pode trazer de benefícios as nossas vidas. Esperamos por Ele, a promessa de que estaríamos com Ele, e é isso que queremos.
    Os que assim estão vivendo,manifestam um caráter poderoso, digno, e é o que o Senhor quer encontrar em nós.
                                                                                                Pastores Péricles e Janaína Ribeiro



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Oportunidades...!!!


Oportunidades...!!!
     Quantas vezes já perdemos oportunidades??? Muitas não??!! No dicionário, oportunidade, do latin opportunitas significa 'ocasião favorável'. Portanto, oportunidade é uma ocasião propícia a se agarrar alguma coisa que nos é boa, muito boa...extremamente boa e que, possivelmente, não retornará. Na passagem de Marcos 10:46-52 evidencia um cego (Bartimeu) que não deixou lhe escapar a oportunidade de recobrar a visão, durante a passagem de Jesus, apesar de todos à sua volta dizerem que ele se calasse, gritava insistentemente: "~Jesus, Filho de David, tenha misericórdia de mim".Deixou tudo que o prendia àquela situação constrangedora (sua capa), mesmo envergonhando quem estava ao seu redor e foi atrás da sua oportunidade.
     Muitas vezes passamos uma grande parte da vida esperando uma oportunidade e no momento crucial, quando ela surge inesperadamente (ela não avisa quando vai chegar) a desperdiçamos por diversos motivos: preocupações do dia a dia, falta de interesse, falta de motivação, visão curta (desconhecimento de que aquela é a oportunidade), empecilhos colocados por terceiros, vergonha de mostra que estamos necessitados, acharmos que estamos nos rebaixando ao pedir a alguém, etc.
   Precisamos estar atentos às oportunidades, reconhecê-las e estar 'up-to-date' (atualizados) para tomar posse dela, isto é, ter atitude, desvencilhando-nos de tudo que nos impeça a agarrá-la firmemente. Algumas vezes a oportunidade estará ao seu alcance, mas você não se preparou para pegá-la e ela escoará por entre os teu dedos e depois não adianta ficar se lamentando sobre o 'leite derramado..."
     Deus tem o melhor para nós. Ele quer que tenhamos vida e vida abundante, como Jesus Cristo diz em João 10:10 b "[...] eu vim para que tenha vida, e a tenham em abundância.". Ele quer o melhor para nós e nos dá a oportunidade de seguí-lo e, certamente, as oportunidades surgirão e alcançaremos o melhor desta terra. Mas fique atento as oportunidades muito fáceis, pois 'aquele' que quer atrapalhar a nossa vida dará coisa muito fáceis e que 'saltam' aos olhos, porém terão um custo muito grande que será cobrado posteriormente. Vamos orar?
~Pai, Querido! Exaltamos a tua autoridade sobre as nossa vidas, reconhecemos que Jesus Cristo é o Senhor, o caminho, a verdade e a vida. Abra os nosso olhos às oportunidades que tu colocas à nossa frente e o inimigo deste século quer cegar-nos para que não vejamos a tua glória reinar sobre nós. E que o teu reino venha sobre nós. Em nome de Jesus Cristo, abra as porta da oportunidade, tanto seculares com espirituais em nossa vida. Amém.





Moldados à Conformidade de Deus!!!


Moldado à Conformidade de Deus!!!
"Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, Ele pegava o barro e fazia outro, conforme ele queria." (Jeremias18:4).

     O Oleiro quando faz um vaso, escolhe bem o barro, pois este precisa ser de boa qualidade. Existem cerca de 200 tipos de barro, mas somente cerca de 08 tipos servem para serem moldados, fase de escolha:  "E Jesus terminou, dizendo: ~ Pois muitos são convidados [separados, como barro], mas pouco os escolhidos [moldáveis]".- Mateus 22:14 - acrescido). Depois de escolhido, o barro precisa ser separado por um tempo, para ser 'curtido' e, assim, ter mais liga e, quanto mais necessário for ter liga, maior a fase de curtimento (fase do deserto, reflexões - se Deus está te deixando um tempo maior refletindo, 'curtindo', não desista e, sim, prepare-se, pois a obra será grande). Após o curtimento, há necessidade de se retirar o ar que está misturado a barro (o ar misturado ao barro, deixa-o fraco), esta é a fase de  pisoteamento, na qual o barro é literalmente pisado ("[...] pelas Suas pisaduras nós fomos sarados." - Isaías 53:5b); é nesse período que você vai se sentir humilhado, maltratado, de forma que toda a tua soberba, orgulho, vaidades em excesso, imponência, excesso de auto-confiança, vícios, tudo isso seja tratado e retirado da tua vida. É um momento em que nos sentimos só e sem apoio e sofremos críticas ou mesmo desprezo daqueles que nos cercam, mesmo da família. Depois de retirada as impurezas, o barro necessita de ser acrescido determinadas condições para que torne-se um vaso mais forte e não se quebre à toa: verdade, compromisso, fidelidade, obediência, submissão, disposição, entre outras. Estas condições são obtidas no estudo da palavra de Deus e nos exemplos citados na Bíblia, tornando-se resistente.  A seguir vem a fase do molde. Deus nos coloca na roda para nos dar a forma que necessitamos e ainda assim, verifica com as Suas mãos hábeis, se existe alguma imperfeição e, caso exista, o vaso volta para a fase de pisoteamento para ser retrabalhado, mas se não, continua nos moldando segundo o caráter de Cristo, para termos um coração segundo o Seu coração e, conforme a Sua vontade; somos moldados para determinadas funções peculiares a cada vaso, segundo o Espírito Santo (1 Cor. 12:11). Mas a última é a mais importante: a fase do fogo.  Nesta somos colocados no forno do Espírito Santo para ficarmos consolidados nas Suas diretrizes, Seus estatutos e se ainda houver alguma imperfeição, certamente o vaso rachará: "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo". (1 Pedro 1:7).
     Em suma, nas mãos do Oleiro, Ele nos escolhe nas nossa imperfeições, deixa que criemos liga para melhor sermos moldados, retira as nossas mazela, acrescenta aparatos espirituais para nos tornamos mais fortes nEle e, depois vai moldando o nosso caráter conforme a Sua Vontade, mas depois de tudo passaremos pelo fogo, a prova final, isto é, você não vai ficar só na teoria, passará para a prática e será provado e a sua prova não será igual a de outro, pois você é um vaso especial com uma incumbência também especial. 
   Mas certamente, você notou que o vaso é vazio no seu interior, não? Correto, isto significa o esvaziamento do nosso eu, para que Deus possa nos encher do Seu Espírito Santo e, andando em obediência, nas Suas mãos, fazermos a Sua vontade e ganharmos almas com o nosso testemunho e palavra.
     Deixe Deus agir na tua vida, moldando conforme a Sua vontade e seja benção na vida de muitos. 
     A paz de Cristo na tua vida.



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Árvore Que dá Bons Frutos...


Qual tipo de árvore você é...???!!!
     Jesus Cristo nos compara a árvores quando disse: "ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore." (Mateus 12:33 - realçado). Diz a Bíblia que a nossa natureza é ruim desde que fomos gerados por Adão: "[...] porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice [...]" (Gênesis 8:21b). E Ele também foi enfático quando procurou frutos na figueira (mesmo estando fora da estação) e determinou uma palavra profética: "E avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente." (Mateus 21:1). Biologica e culturalmente, sabemos que a formação do nosso caráter é determinada por duas situações: o geno tipo, que trás dos nossos antepassados o nosso código genético que determina como somos; e o feno tipo, no qual o meio em que vivemos poderá  influenciar com variações de intensidade as nossa escolhas e atitudes. Esta última é firmada na passagem de salmo 1:3, a qual diz: "Pois sera´como a árvore (geno tipo) plantada (feno tipo) junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará". Para uma árvore produzir frutos de excelência ela precisa ser plantada em lugares férteis, adubada o suficiente para começar a crescer, buscar por si própria (não regar com abundância, exageradamente) para aprofundar a suas raízes no solo para que não sejam superficiais e sob qualquer tempestade cair; e, seus galhos ruins retirados e os galhos bons limpos (podados) para que cresçam com vigor. Os lugares férteis podem ser os lugares que você frequenta e os amigos que você escolhe; o adubo, do que você se alimenta: o que  lê, estuda, vê; é certo que não podemos nos abster totalmente de determinadas coisas, mas lembre-se que 'todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém [...]." (1 Cor. 10:23 e 1 Cor. 6:12), pois a porta de entrada da nossa mente são os sentidos: visão, olfato, audição, Sabor (leia como boca) e tato e o que está entrando por elas está nos edificando? Raízes profundas, buscando excelência naquilo que você faz melhor e no conhecimento da palavra de Deus, como diz em Provérbios 1:7, no qual "o temor [respeito] do Senhor é o princípio [base] do conhecimento", assim, qualquer vendaval pode te encurvar, mas não vai de derrubar; podar os ramos,  separando aquilo que é bom para viver em nossos pensamentos e, assim, influenciarmos as pessoas com o caráter de Cristo, como diz em Filipenses 4:8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que e puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensais [e agis, ter atitudes compatíveis]". Lembre-se que toda árvore que produz bons frutos, tanto seculares (será cobiçada) , mas principalmente os espirituais (será admiradas e seguida: discipulado). Faça uma análise de qual tipo de árvore você é e como você pode fazer para melhorar e gerar frutos, para que mais tarde Cristo não venha dizer que você é uma árvore bonita, cheia de folhas (viçosa), cobiçada pelos homens e mulheres, mas seca por dentro (no espírito), não gerando frutos espirituais. A paz de Cristo na tua vida.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


"Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." (1 Cor. 14:15).




Reforma Protestante


31 de outubro- Dia da Reforma Protestante
Martinho Lutero

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Diga NÃO ao Halloween!!!!




TEMPO PARA DEUS



Qual o tempo que você tem dado para Deus?
     Difícil arrumar tempo, não??!! A gente já acorda atrasado e chega em casa cansado, pronto para comer e dormir. 
    Tempo...este bem tão precioso anda escasso ultimamente nos nossos dia...mas, aposto que se você comprar um carro novo vai sobrar tempo para curtir e dar umas voltinhas!! Se você arranjar uma amizade nova vai sobrar tempo para bater um papinho no barzinho da esquina, com certeza!!! Aquela conversinha no celular que leva tempo e mais tempo colocando as novidades em dia. E você também 'se esquece' do tempo quando está na internet ou no Facebook, não??!! O fato é que nós arranjamos tempo conforme as nossa prioridades e elas tomarão todo o tempo do mundo, não sobrando nem um tico para as demais coisas. Diante disto, eu pergunto: Qual a prioridade para Deus na tua vida? Qual o tempo que você tem dado para Deus? Perceba que o inverso é bastante diferente, pois Deus sempre tem um tempo para nos ouvir. Ele se interessa por nós e está nos dando todo dia oportunidades para que O conheçamos e, assim, buscarmos uma maior intimidade com Ele. Aproveite, pois ainda é tempo!!! "Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto." (Isaías 55:6).    
     Atente para a promessa que Ele tem para àqueles que separam um pouco do seu tempo para buscá-lO: "Se me ouvis, comerei excelentes manjares...". (Isaías 55:2).  


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Armadura de Deus


           Armadura de Deus??? O que é isso??? Ficou louco??? Deus agora tem armadura...???? 
É...em 1 Coríntios 2:14 diz: " Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, pois elas se discernem espiritualmente."
             Existe uma batalha ao nosso redor em que estamos engajados nela queiramos ou não (leia "O Campo da Batalha da Mente" - Joyce Meyer) e nós cristãos devemos estar preparados para ela. Todos os  dias nós a enfrentamos, seja em casa, no trabalho, no ônibus, no carro, dentro da igreja, em suma, qualquer lugar em que estivermos esta batalha nos acompanha. É como se fosse uma batalha virtual, mas tem repercussões diretas em nossa vida diária, por intermédio das nossa decisões. É importante discernir que  não lutamos contra as pessoas [carne e sangue], e sim, contra as motivações [principado, potestades, príncipes da trevas e hostes espirituais da maldade] que estão por trás das atitudes [influência no mundo espiritual - lugares celestiais]. Deus nos dá os armamentos de guerra necessário para travarmos essa batalha e sermos vencedores, mas primeiro precisamos crer em nosso coração e mente que esta batalha existe, que o mundo espiritual existe.
                 Em Efésio 6:13-18 encontraremos o que precisamos para nos revestimos:
  • Cinturão da Verdade - Devemos nos abstermos das mentiras ou mentirinhas, mesmo as 'brancas', pois o inimigo é o pai da mentira (João 8:44 / Efésios 4:25). A nossa palavra deve ser sempre 'sim', 'sim', 'não', 'não' (Mateus 5:37). Usar do artifício da mentira para conseguir vantagens e ou esconder erros é abrir brechas, dando legalidade ao inimigo para invadir o nosso território;
  • Couraça da Justiça - é a peça da armadura que protege os órgão importantes do tórax e abdome, tanto pela frente com por trás, como os pulmões e principalmente o coração (deste procedem as saídas da vida - Mateus 15:19). Devemos evitar ser injustos com quem quer seja (o famoso 'jeitinho brasileiro costuma causar injustiças mesmo pequenas);
  • Calçar os pés na preparação do Evangelho da Paz - os pés são a parte que firma o restante do corpo, assim, os soldados antigos protegiam os pés, pernas e joelhos com o 'cnêmides gregas ou grevas'. Esta peça nos orienta a estarmos sempre preparados (dedicados a estudar a palavra de Deus, de preferência guardando na memória alguns versículos chaves para o nosso dia a dia), para não sermos pegos de surpresa (Isaias 52:7), ex., você consegue entrar em um shopping descalço? No reino de Deus também não. Em alguma lutas o adversário tenta dar uma rasteira para derrubar o oponente pelas pernas. No lidar com  de Deus é da mesma forma, devemos nos preparar com os devidos cuidados e atenção, não deixando os sapatos em casa, pois se precisarmos deles em algum momento ficaremos vulneráveis; e, estarmos bem firmado nos nossos pés para não sermos derrubados.
  • Escudo da Fé - utilizado pelos soldados para se protegerem das setas (flechas) e espadas do inimigo.   Eram dois os tipos de escudo: um pequeno circular utilizado pelos arqueiros e outro maior que protegia todo o corpo das setas lançadas pelo inimigo. Ter fé é crer que Deus é poderoso para fazer muito além do que nós esperamos. (Efésios 3:20). É "trazer a existência (à vida) aquilo que ainda não existe (Romanos 4:17b). Em Tiago 1:6-8 diz que devemos pedir com fé a Deus, sem ter dúvidas. Sem saber manejar bem o escudo, estamos vulneráveis, mesmo dispondo das outra peças da armadura. 
  • Capacete da Salvação - o campo de batalha e dentro da nossa mente e a proteção da cabeça é por demais importante. O capacete da salvação protege as nossa mente dos implantes de sugestões diárias do inimigo. É como se o pensamento fosse  a transmissão de uma mensagem em uma guerra e, ele interferindo nesta transmissão, coloca suas idéias como se fossem nossas criando confusão. Em 2 Cor. 10:4-5 diz que devemos levar cativos todo entendimento (pensamento) à obediência de Cristo e Filipenses 4:8 também diz que devemos manter nossos pensamento no que vale a pena para nosso equilíbrio espiritual;
  • A Espada da Palavra - a espada é a Palavra de Deus e ela é importante tanto para ataque quanto para a defesa. Em Hebreus 4:12 diz que ela é viva e eficaz e penetrante. Cristo combateu o inimigo, quando foi levado a o deserto pelo Espírito, com a Palavra: "Está escrito [..] (Mateus 4:1-11).
                 Devemos a cada manhã orarmos a Deus e revestir-nos da Sua armadura. Não custa nada. É só pedir a Deus com fé que Ele a dá. Tenha uma fé 'violenta' e dê vazão a 'loucura' de Deus.

Lembre-se, em tudo que você falar, firmar ou afirmar, você será provado nelas...não 'titubeie' em teu coração!!!



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Keep Calm...


 Tiago 1:12 diz: "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que O amam."

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"No Cenáculo" - Guia Devocional Diário


23/10/2012                         Os ensinamentos de Deus

Leia Isaías 2.2-4 
"Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." (Isaías 11.9)

Eu era um adolescente durante os horrores da Segunda Guerra Mundial. Um dia eu disse ao meu pastor: "Eu não compreendo. Se Deus é um Deus de amor, então por que há guerras, pobreza, miséria e outras injustiças?" Meu pastor respondeu: "Jorge, quando uma pessoa está doente e procura um médico, ele prescreve um plano de tratamento. Como um paciente deveria responder? Primeiro, o paciente tem de ter confiança no médico e depois seguir o tratamento. Se ele não confiar no médico ou não seguir o tratamento prescrito, você acha que ele vai se curar?" "Acho que não", respondi. "O mesmo acontece conosco. Deus nos dá ensinamentos para seguir, de modo que haja paz, e não guerra ou pobreza, e assim nós possamos desfrutar a vida e toda a criação. Mas o que acontece? Nós não confiamos em Deus. Duvidamos da Sua palavra e não seguimos Seus ensinamentos." Jamais esquecerei as palavras do meu pastor. Ele deixou claro para mim o quanto é trágico que nós vivamos sem Deus. Mas se vivermos como Ele ensina, podemos ajudar a livrar o mundo da injustiça, da guerra e da pobreza. Oração: Graças, Senhor, pela Tua misericórdia por nós, pecadores, e por enviares teu Filho para nos salvar. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: A palavra de Deus nos oferece sabedoria para curar nossos países e nosso mundo. Oremos pelos países destruídos pela guerra. Jorge Roberto Rodigou (Córdoba, Argentina).

 Leia ou assine "No Cenáculo" - link: http://www.editoracedro.com.br/


Discipulado

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mt 28.18-20) A Igreja tem enfatizado sua necessidade de crescimento ao longo de toda sua história, pois o crescimento sinaliza a vida. Aquilo que não cresce é porque não está biologicamente funcional. Nesta direção, a Igreja tem voltado seus olhos ao discipulado, resgatando, atualizando, refletindo, praticando... enfim, a Igreja deseja que a ordem de Jesus: "Fazei discípulos" seja uma verdade em sua experiência. A obediência a esse chamado é o modo eficaz que a Igreja Metodista reconhece para alcançar o crescimento genuíno, não enchendo a Igreja de pessoas sem experiência com Deus ou em busca de si mesmas, mas de discípulos e discípulas comprometidas com seu Mestre. Somos chamados para sermos discípulos (as) do Senhor Jesus Cristo. Creio que todo o cristão concorda com esta afirmação. Entretanto, parece que, durante muito tempo, a Igreja se esqueceu disso e agora está resgatando essa visão. Tendo em vista a carta do Colégio Episcopal: Testemunhar a Graça e Fazer Discípulos e Discípulas, há um chamado para nos colocarmos dentro da visão do discipulado. Entendo que precisamos dar o passo seguinte que é o da elaboração das Células, para crescimento da Igreja. Na visão do crescimento através das célilas há um fio condutor das ações: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Lógico que precisamos estudar um pouco sobre essa questão, mas quero nesta pastoral, dar alguns esclarecimentos, sobre a visão. Célula Célula é a menor divisão de um corpo vivo, com capacidade própria de multiplicar-se. Cada célula tem como objetivo multiplicar-se e gerar outras células. Assim, a família de Deus (a Igreja) se reúne em Células de tamanho suficiente para que todos possam ser amados e cuidados, através do ensino cristão, das orações e do companheirismo. Fio condutor: Ganhar - ganham-se vidas por meio do evangelismo pessoal, por meio das células de multiplicação e através dos Cultos de Celebração. É importante que o Grupo de discipulado tenha em mente o ganhar vidas para Jesus, pois a reunião nas casas, ou outro lugar adequado, as pessoas são mais propícias a participar do que envolver-se com a Igreja de imediato. A Igreja que se reúne em Cultos com um número grande de pessoas não é capaz de orar e tratar individualmente das pessoas. Neste aspecto, é muito importante o trabalho das células. Consolidar - consolidam-se as vidas, principalmente, através dos Encontros com Deus, onde a pessoa é confrontada com o pecado e desafiada à vida de santidade, para o louvor e glória do Senhor. Discipular - treinam-se vidas através do Curso de Liderança e da participação nas células de Discipulado, onde o irmão (ã) recebe orientações cristãs sobre a moral, a ética cristã e o caráter, preparando-o para uma vida cristã frutífera. Enviar - enviam-se homens e mulheres quando preparados para dirigirem as próprias Células de multiplicação. Para que sejam dados os passos anteriores, formando-se um círculo em espiral. Transcrito e adaptado - Rev. José Carlos Peres