Contador

contador

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sabedoria



- Senhora Sabedoria, de onde vens?
...e, para aonde vais?
- Venho do Altíssimo, meu filho!
E vou para aonde me querem mais.
- Senhora Sabedoria, mas isto...
isto não é barganha então?
- Alguns até assim podem pensar!
Mas falo de valores nesta questão.
- Senhora Sabedoria, vales mais
para que maior poder tem?
- Não é dessa forma, meu filho!
É para que muito me estima,
mesmo sem um vintém!
- Senhora Sabedoria, não entendi!!
Poderia me explicar melhor?
- É que muitos, por conhecimento, me tomam,
estufando o peito,
erguendo o queixo,
abrindo a boca,
sem saber bem  aquilo que vomitam.
- Senhora Sabedoria, ainda não entendi!
Não é 'conhecendo' que nos tornamos sábios?
- Meu filhinho, não basta conhecer
para sábio ser!
É preciso também saber
como o conhecimento aplicar;
esta é a parte que a mim me cabe: cuidar, ajudar,
ensinar e,
aos outros, o que recebi, compartilhar.
Mas isto, filho meu,
é um dom de Deus, tá?!
Assim, espalhe este nosso segredo,
quem a mim a Ele pedir,
de graça, a este, Ele certamente, e de bom grado,
me dará.


sábado, 13 de dezembro de 2014

Réplica à Tristeza



Réplica à Tristeza

O choro [a tristeza] pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
                                                                                              Salmos 30: 5 b


Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá".
                                                                                              Neemias 8:10


Louvor: A Alegria do Senhor é a nossa Força - Fernandinho

Tenhamos todos um dia abençoado e feliz na presença do Senhor!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tristeza



Hoje estou triste...!!!
Mas por que tristeza assim???
Não sei, mas sei...
A Tristeza vem sem que a gente queira.
Invade o coração e nos deixa
como que de bobeira...
como que sem ânimo...
como que se escoasse
toda a nossa vida
por entre os dedos da mão.
São por  razões dos desencantos,
esses que nos levam aos prantos...
uma arte que nenhum homem
mesmo acuado em cantos,
 não quer dominar...
...a arte de chorar.
Essa Dona, vem e toma
um lugar que não foi lhe dado,
e se apossa do que que nunca,
mas nunquinha mesmo para ela foi reservado,
o coração.
Vem Alegria, vem...  e toma posse do que é teu.
Vem tirar esta Tristeza de sopetão, pois,
se ela ficar mais um pouquinho,
um pouquinho só que seja,
acabará trazendo sua prima-irmã,
a Depressão.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Eu CREIO!!!


Eu creio!

Creio em um Deus que viveu entre nós,
Em um mestre que me mostrou como amar
Num amigo que deu Sua vida por mim
mas deixou o Consolador para continuar, enfim,
retornando para o Pai, sem sozinho me deixar.

Creio que nas asas da alvorada,  eu posso voar,
reinando com Ele nos lugares celestiais,
pois aonde me esconderei da Sua face ? 
...já que não existe qualquer outro lugar,
e somente nEle, morada poderei encontrar.

Se pelos meus erros, abandonado por todos  estiver,
vindo  dor,  tristeza e solidão a me assolar,
Ele é meu refúgio, fortaleza e mister. 
Seu perdão, Sua misericórdia, Sua Graça  e Amor
Socorrem-me se arrependido e contrito O buscar.

Creio no Seu nome que acima de todo nome está.
Ele é tão poderoso  que nada nem ninguém, 
 mesmo que queira, poderá contestar.
Jesus, nome Augusto, Verdadeiro. 
Caminho e paz, que o mundo não tem, só Ele nos a dá.




  





terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A Lente que é Jesus


     Neste último domingo, ouvi uma pregação do Pr. Wander Gomes, da PIB Recreio, reforçada em outra pregação anterior, na 1a. Igreja Batista do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, Brasil (www.igrejadorecreio.org.br/video.php?vd=268), expondo que Deus nos vê sob uma lente que é Jesus Cristo, isto é, quando aceitamos Jesus Cristo como nosso único, Salvador, Ele nos limpa dos nosso pecados e nos justifica de modo que quando Deus nos vê, através do  Seu agir em nós, nos vê assim como uma pessoa míope vê através de uma lente corretora, sem as imperfeições (das nossas transgressões); nos vê do modo correto, porque Jesus é a lente que corrige todos os nossos defeitos. 
     Não querendo colocar 'rabo' no sermão do querido pastor, eu iria mais além. Você sabe o que é 'pareidolia'?...
...nosso cérebro é uma máquina de criar e identificar padrões e não aceita ver ou ouvir algo que não pode se encaixar nesses padrões (naturais), daí “enxerga” ou simplesmente cria um sentido distinto para algo abstrato que se encaixe nos padrões criados pelo cérebro –  (na figura ao lado vemos um olho humano, quando é água e sabão escoando pelo ralo de uma pia).
     Pois, é!!! Eu afirmo que quando aceitamos a Jesus como nosso único e autêntico Senhor, o Espírito Santo passa a agir em nós da mesma forma que Jesus para Deus, como uma uma lente, transformando a nossa visão, 'viciada' e moldada pelo mundo,  com os seus dons espirituais: Romanos 12:3-81 Coríntios 12:8-11Efésios 4:10-12. Converse com quem operou catarata e ela vai te dizer que é como houvesse uma névoa na frente dos olhos, embassando e distorcendo, tirando a nitidez o brilho do que se vê e, quando se troca o cristalino, implantado-se uma lente, a visão fica muito clara, sem distorções, límpida. O pecado é como um cristalino embaçado, impedindo-nos de ver claramente e nos acostumamos com essa visão turva e distorcida, padronizado tudo ao modo mundano, ao que estamos 'acostumados'.  Com a lente do Espírito Santo, passamos a enxergar de um modo muito além daquilo que estamos padronizados a ver como humanos, por isso que Paulo, em 1 Corintios  2:14-15, afirma que o homem espiritual discerne bem tudo, isto porque o nosso padrão de visão, atitudes, entendimento muda com o agir de Cristo em nós. Passamos a ver não mais com o olhar de um homem natural, mas com a lente que é o Espírito Santo, por intermédio de Jesus Cristo, parodiando, assim como diriam os 'Thundercats',...passamos a ter uma 'visão além do alcance [espiritual]...'!!!

A Paz de Cristo em tua vida!!!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O crente e o 'pulo do gato'...




Pulo do gato, significado: Ação ou costume pessoal onde o indivíduo se diferencia ganhando destaque sobre outras pessoas ao executar determinado trabalho ou tarefa.
Origem do termo: Dentre os felinos o único que salta para trás é o gato. Ele e o tigre são primos. O tigre tinha a maior gana de comer o gato, mas não sabia saltar de nenhuma maneira. Pediu ao gato que lhe ensinasse. O gato ensinou-lhe todos os tipos de saltos. Pra frente, pro lado, enviesado, dar cambalhota no mesmo lugar, etc. O tigre aprendeu tudo direitinho e treinou bastante sempre visando comer o gato.
     Um certo dia o gato estava distraído e o tigre pensou é hoje que ele vai pro papo. Se aproximou pela frente pra não ter escapatória. Na hora que deu o salto fatal o gato deu uma cambalhota para trás e escapou das garras do tigre. O tigre então reclamou: pô esse tu não me ensinaste...! E o gato respondeu: se tivesse te ensinado nessa hora eu estaria morto.


  Quando Jesus Cristo ressurgiu e voltou para a glória do Pai, Ele deixou o Espírito Santo para estar conosco, como nosso Consolador, Advogado, Conselheiro (João 14:16,17João 16:7,8). É o Espírito Santo, que nos impele a buscar uma intimidade plena com Ele (note que o Espírito Santo não é um dom, um poder, Ele é uma pessoa). Ele possui sentimentos, emoções e ama estar e compartilhar tudo conosco - Efésios 4:30). Mas para que Ele aja em nós efetivamente, existe uma necessidade premente de nos transformarmos, como crianças, despindo-nos de toda a malícia humana, para podermos recebê-lO, pois Ele não agirá se continuarmos vivendo a nossa vidinha medíocre e egoísta, achando que somos 'os tais', nos autodenominando cristãos, mas só de nome, de boca pra fora, continuando a fazer as mesmas coisas que fazíamos no 'mundão' (só que disfarçadas, escamoteadas). Ele não se junta ao  com o pecado!!!
     Você, eu, nós podemos viver uma vida intensa no evangelho, ir à igreja, enchermo-nos de atividades cristãs, sermos extremamente caridosos mas, se não deixarmos o Espírito Santo agir em nosso coração e volição, direcionando-nos, isso de nada vale. O E. S.  é a expressão máxima da atuação de Deus em nossa vida. Foi Ele, o Espírito Santo, que revestiu a Jesus Cristo em seu corpo humano, pois sem Ele, Jesus nada poderia fazer no seu corpo carnal e, quando Jesus subiu para a glória do Pai, deixou-o aqui entre nós, para que com o E.S. possamos fazer obras ainda maiores do que as que Ele (Jesus Cristo) fez (João 14:12, João 6:44)) . Deus abençoa, honra e galardoa a quem O busca incessantemente, e isto se dá por intermédio do Espírito Santo. Mas é por demais importante a evidência em nós da mudança de atitudes. Não adianta se dizer cristão e manter os mesmos erros, hábitos e pecados rotineiros. O pecado é um erro, o qual nos habituamos a ele, e que nos é cômodo, fazendo-o  para o nosso próprio deleite; ou mesmo uma situação, em que muitas das vezes dizemos a nós mesmos: 'não ter nada a ver', que não nos incomoda (pecado oculto, ignorado) e ele é tão parte de você, que sem ele ficamos transtornado. Este erro, hábito, vício, pecado, deslize, seja lá o  nome que daremos a ele, a partir do momento que permitimos que o E.S. aja em nós, estará sempre nos deixando incomodados e o "inimigo'  o usará para nos esbofetear (acusar) todos os dias; vai ser o teu , o meu, o nosso 'espinho na carne' (2 Coríntios 12:7); sempre e sempre presente nos incomodando, até que abramos mão dele.
      O  Espírito Santo só vai habitar aonde não haja conivência com o pecado ou quando há  arrependimento destes gerando frutos.

     Quais são os sinais do Espírito Santo em uma pessoa? Veja em Gálatas 5:22. Note que não são 'os', mas, sim 'o' fruto do Espírito. Você já fez uma auto análise e já encontrou em si mesmo algum, senão, todos os 'gomos' do Fruto do Espírito em você?

     Esse é o 'pulo do gato' do crente!!!  Se deixarmos de fazer a nossa vontade e nos entregarmos ao agir do Espírito Santo, estaremos mais fortes para vencermos todas as investidas do inimigo sobre a nossa vida e passaremos a viver o melhor que Deus tem para nós, já aqui nesta terra e não somente na eternidade. Note bem, o Espírito Santo não é para ser adorado; toda a adoração deve ser canalizada para Jesus Cristo.

     Creia, pratique (é um exercício diário), e viva o melhor que Deus tem para nós já nesta terra!!!

Louvor: "O melhor de Deus" - Kleber Lucas


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O que é o Homem?



A) TEXTO: Salmo 144:3
“Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres ?”

B) O QUE É O HOMEM? 

C) Oração curta: 2 minuto. 

D) Quebra Gelo: Você conhece alguém com 'nariz empinado'? Que toda vez que fala ou olha, parece que tem o “rei” na barriga? Porém, quando passa por alguma crise (Ex: desenganado pelos médicos), muda totalmente o seu jeito de ser?

E) Momento de Louvor: Sonda-me, Usa-me (Aline Barros)

D) Ministração da Palavra:

I. O que é o homem no seu estado natural? 

a) Um ser caídoIs 64:6 “Todos nós somos como o imundo, e todos os nossos atos de justiça como trapo de imundícia; todos nós caímos como a folha, e nossos pecados como um vento nos arrebata."

b) Um ser culpado (Jó 31:33).

c) Um ser miserávelIs 1:5,6 “Porque seríeis ainda castigados, se mais vos rebelareis? Toda cabeça está enferma, e todo coração fraco. Desde a planta do pé, até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões a chagas podres, não espremidas, não atadas, nem amolecidas com óleo”. 

II. Qual a situação graciosa do homem? 

a) Ele é restaurado a uma justa relação de amor com Deus – Ef 2:5,6 “ Estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo - pela graça sois salvos, e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus” 

b) Participa das influências do Espírito Santo 

c) Está em processo de preparação para o mundo celestial – Ef. 2:19 “Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus” 

III. Qual será a condição celestial do homem? 

a) Livre do pecado e da tristeza 

b) Perfeito em natureza – Ap 22:2,3 “No meio da sua praça, em ambas as margens do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura das nações, ali nunca mais haverá maldição. Nela estará o tronco de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”. 

c) Companheiro dos anjos 

d) Irmão de Cristo Jesus – Rm 8:17 “Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados”. Ap 21:3,4 “E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens. Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus”. 

CONCLUSÃO 
Toda mudança, assim como, as bênçãos destinadas ao homem, dependem exclusivamente da decisão de aceitar a Jesus Cristo como seu único, suficiente, exclusivo e eterno Senhor e Salvador. 

● Coloque um fundo musical bem baixo (1 LOUVOR) – som ambiente. 

● Oremos uns pelos outros para que olhemos para frente, o Autor e Consumador da nossa fé. 

- Ministração da Visão: - 10 minutos (Ganhar – Consolidar – Discipular – Enviar). 

Ore por uma pessoa que você deseja ganhar para Jesus através de seu testemunho, levando-a para o Encontro com Deus . 

 Pastores Péricles Ribeiro e Janaína Manso Ribeiro

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cá entre nós...Sabemos realmente como orar??!!!





“Pedis e não recebeis, porque pedis mal” (Tiago 4:3).

     Para iniciarmos este tema, acho interessante sabermos diferenciar duas formas de nos exprimirmos espiritualmente: rezar e orar. As duas palavras, na semântica da língua portuguesa, têm  significado bem próximos e confluem para a sinonímia 'orar', sendo que a palavra rezar se origina da raiz do latim 'discursare' e a palavra orar da raiz 'orare' (do hebraico 'or' = luz), quando a última quer dizer proferir uma oração, uma defesa em juízo e a primeira quer dizer recitar, ler em voz alta e clara, discorrer. Sem críticas depreciativas ao catolicismo romano (muitos irão discordar, certamente, mas é uma questão de semântica), no popular, reza é a repetição de frases como súplicas ou penitências (Mateus 6:7-8) e, oração, é discorrer uma conversa disposta de vários segmentos interdependentes entre si, em suma, abrir-se...'escancarar-se' com Deus. Jesus Cristo, em Mateus 6:7, é muito detalhista direto quanto ao uso de repetições, ao ensinar a oração do 'Pai Nosso'. Mas parecer que o ser humano prefere dar mais atenção àqueles que desvirtuam a Palavra (Bíblia), do que ao autor e consumador na nossa fé (Hebreus 12:2).
     Nos idos do antigo testamento havia um ritual mediado pelo sacerdote, um vez ao ano, para o povo pedir perdão a Deus pelo seus pecados com sacrifício de  determinados animais, dependendo do tipo de pecado, e o sacerdote para entrar no santo dos santos deveria estar totalmente sem pecados pois poderia ser exterminado pelo poder de Deus  lá dento, por isso quando entrava era amarrado com com cabo e a ele eram atados sinos que emitia um sonido e quando este som parava ele era puxado pelo cabo para fora do local (Levítico 16). Note que os filhos de Arão, Nadabe e Abiú morreram quando foram oferecer incenso ('fogo estranho') a Deus sem Sua ordem (Números 3:4), só Moisés e Arão (sacerdote) tinha acesso a Deus, assim o acesso a Deus tinha como medianeiro o sacerdote.
   A partir da vinda de Jesus Cristo (Novo Testamento, Nova Aliança), Ele se tornou o sacrifício vivo, imaculado (Cordeiro de Deus sem manchas / pecados), nos remindo dos nossos erros, transgressões (Hebreus 9:11-12, 26 e Hebreus 10:14), lavando os nossos pecados com Seu sangue derramado na 'via crucis' e no calvário  e, por isso, temos acesso diretamente ao Pai, por intermédio do Seu nome (Efésios 2:18), não precisando de nenhum outro mediador ou medianeira ou sacrifícios de sangue. Jesus mesmo disse que devemos pedir em 'Seu nome' (nome que é sobre todo nome - Filipenses 2:9) para podermos receber do Pai para o nosso gozo (João 16:24). Cabe aqui uma pergunta: se não existe nenhum outro mediador entre Deus e os homens, além de Jesus Cristo, como Ele mesmo diz (João 14:6), para quem se está 'pedindo' quando se ajoelha ou se curva em frente a uma imagem, seja ela de barro, madeira, bronze, gesso, etc? Os discípulos pediram a Jesus que os ensinassem a orar (Mateus 6:9-13Lucas 11:2-4) e Ele passou um fórmula de construção de oração que é usada até hoje e muitas vezes a repetimos à semelhança dEle.
     Mas como nos apresentamos a Deus quando vamos conversar com Ele? Não pode ser de qualquer jeito, afinal, você já parou para pensar que ao orarmos estamos entrando na sala do trono do Soberano e Supremo Criador do Universo, do Eterno, do Todo-Poderoso? Susana Wesley fez uma oração na qual deveríamos observar e ressaltar alguns pontos importantes: a) pedir capacitação a Deus e organização dos seus pensamentos (o nosso Deus é organizado); b) cuidado para colocar a sua mente em ordem ao assumir  a honra de falar com o Soberano Criador do Universo; c) do 'estado' da sua alma dependerá o sucesso da oração (humildade e um coração contrito); d) não fazer uma devoção falsa, mas sim, de coração (ele conhece as intenções do nosso coração); e) evitar orações formais, impensadas e vazias (vãs repetições); e, f) não se afastar abruptamente para os negócios e prazeres seculares como se nunca tivesse orado (Mateus 15:8).
     Pare e pense como você tem reservado o seu tempo para Deus e como você tem falado com Deus e mesmo parado para ouví-lO.






A gente se acostuma...!!!!



Eu sei que a gente se acostuma. Mas não 'devia'.
A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ver vista que não sejam as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma e não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, se esquece do sol, se esquece do ar, esquece da amplidão.
A gente se acostuma a acordar sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “hoje não posso ir”. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que se deseja e necessita. E a lutar para ganhar com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir as revistas e ler artigos. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição, às salas fechadas de ar condicionado e ao cheiro de cigarros. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam à luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À morte lenta dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta por perto.
A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta lá.
Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua o resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem muito sono atrasado.
A gente se acostuma a não falar na aspereza para preservar a pele. Se acostuma para evitar sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.
A gente se acostuma para poupar a vida.
Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma.



Marina Colassanti

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Rejeição...!!!




"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Salmos46:1).

     Alguém algum dia na vida já experimentou algum tipo de rejeição. "A rejeição é pior que a dor física", disse uma administradora da cidade de São Paulo, à Folha de São Paulo, Bianca Mangraviti, "porque não há remédio que a faça parar." O ser humano tem uma necessidade intrínseca de ser aceito, assim, por vivermos em sociedade, na qual existe apreço por alguns e desprezo por outros, pergunto? Quem nunca foi colocado de lado em uma singela brincadeira infantil?  Foi trocado por um (a) outro (a) namorado (a), ou convidado a sair de um emprego? O Ph.D Guy Winch, em seu livro "Emotional First Aid" (Primeiros Socorros Emocional), diz que ´embora tenhamos ataduras para cortes, sopa de galinha para resfriados, e compressas de gelo para contusões, a maioria de nós não tem idéia de como tratar lesões do dia-a-dia emocionais, como fracasso, rejeição, culpa e perda. Mas esses tipos de lesões emocionais muitas vezes pioram quando não tratada e pode afetar significativamente a nossa qualidade de vida e causar danos ao nosso bem-estar emocional'. O problema é quando ficamos cultivando essas rejeições em nossa alma, deixamo-las tomar um espaço que não é delas, e a rejeição afeta diretamente a nossa auto estima. O site do Jornal 'O Globo' diz que há possibilidade de sofrimento psicológico nos torna amargos, tristes e inseguros quanto ao verdadeiro sentimento que os outros tem por nós, podendo fraturar, arranhar muitos relacionamentos. Hebreus 12:15  que devemos procurar afastar de nós qualquer 'raiz de amargura' (Provérbios 14:2) e o nosso próprio coração conhece a causa da amargura deixando de viver o melhor de Deus para nós. É importante não nutrirmos qualquer sentimento de rejeição, pois este pode nos levar até a uma rejeição ao próprio Deus (Salmo 14:1). O nosso maior inimigo somos nós mesmos, pois o outro grande inimigo, satanás, já foi derrotado por Cristo na cruz, mas  intenção dele é somente nos 'tirar da graça' desestabilizando o nosso emocional, pois o campo de batalha é a nossa mente ("Campo da Batalha da Mente" - Joyce Meyer), pois com este sentimento muito evidente podemos 'contaminar' outras pessoas. Jesus Cristo sofreu rejeição (Marcos 6:4, Lucas 13:34, Isaias 53:3), passou por momento difíceis no Getsemani e na própria cruz, mas AbaPai nunca O abandonou.
     É importante observarmos qualquer sinal de rejeição, pois tende a fazer distorções no nosso caráter, levando a imaturidade emocional (dificuldade para estabilidade das emoções), carências afetivas (dependência da atenção de outros para se sentir bem), fugas para preencher vazios (procura de satisfação em prazeres materiais), solidão e medo (construção de paredes bloqueando novos relacionamentos) e, também a auto rejeição (perda dos valor próprio, da identidade), influindo na nossa conduta ou percepção moral.
    No livro "Contaminação Espiritual" - Alcione Emerich, o autor faz uma correlação entre os pecados (hamartias), que devem ser confessados a Deus e os traumas emocionais (paraptomas), os quais devem ser compartilhados a alguém para que haja cura (Galatas 6:2), em suma, não devemos guardar dentro de nós mesmos esse 'lixo' emocional.
     Ao detectarmos sinais de rejeição, devemos procurar agir, tomarmos algumas condutas para nos esvaziarmos destes, arrancando toda e qualquer raiz de amargura, assim, reconhecermos que não somos absolutos, senhores de nós mesmos (Deuteronômio32:28); confessarmos a Deus a nossa fraqueza (1João 5:14), buscando a Sua direção; liberarmos perdão para quem nos magoou (perdão é uma decisão - Mateus 5:44); buscar auxílio seja com alguém da nossa confiança ou com um profissional qualificado (Tiago 5:14-16), fazendo uma 'catarse', colocando este sentimento para fora; reconhecer que Deus nos ama incondicionalmente (Jeremias 31:3); aceitarmos as nós mesmo, a nossa falibilidade e que os nossos pecados são perdoados, apesar de nós mesmos (Isaías 43:25), buscando não ser reincidente (João 8:10-11 e João 5:14); reconstruir a nossa identidade em Cristo (João 13:15);  e, clamar a Deus por cura e libertação (Salmo 20:1 , 120:1 e 27:10).


Louvor: Bálsamo de Gileade - Diante do Trono

"Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará." (Oséias 6:1)
Obs.: passe o cursor sobre as palavras em negrito para ver os links



terça-feira, 13 de maio de 2014

A Palavra



     Quando Deus nos fez, seres humanos, fez-nos à Sua semelhança (Genesis 1:26), seres estes com características únicas e distintas em relação a todas as outras criaturas, inclusive aos anjos (Salmo 8:5), sendo uma e principal destas características, o dom da palavra. O dom de falar e uma característica inigualável, pois qual outra criatura consegue articular sons, juntando fonemas, que formem frases que exprimam pensamentos, sentimentos, etc.? O dom da palavra nos foi dado para que Deus pudesse conversar de igual para igual conosco, tanto que Ele passeava na viração do dia para 'trocar uma prosa' com Adão e Eva (Genesis 3:8). Este presente nos aproxima realmente à forma de  Deus e nos torna distintos, pois foi com a palavra, com o "verbo" que Deus criou o mundo: "[...] haja[...]". (Genesis 1:3). Note bem que juntando e articulando fonemas, podemos mudar nossa vida, mudar o mundo, transformar situações, podemos abençoar e também amaldiçoar, pois a palavra tem um poder inigualável.
     Com o poder da palavra Estados, nações foram criadas, guerras foram instauradas, tratados foram firmados, sentenças foram dadas, alianças foram criadas e também quebradas, desta forma, a palavra não é somente um instrumento, mas também uma poderosa arma - note que Adonai nos deu uma das armas mais poderosas do universo. Pense: o leão ruge, o cavalo relincha, o cachorro late, o lobo uiva, ulula, a cobra sibila, o cordeiro bale, o pássaro gorjeia, o pombo arrulha, o pato grasna, o macaco guincha, o boi muge, o tigre ronca, o burro zurra, o papagaio palre, o peru gruguleja, o urso brame, o corvo grasna, e assim por diante, mas nenhum deles 'fala'. Se isso não fosse  tão importante, outros animais também falariam. Daí surge uma pergunta que não quer se calar: 'Como temos usado este poderoso talento que Deus nos deu?' A palavra, sozinha, serve unicamente para comunicação, emitirmos uma opinião, expressarmos um pensamento ou um sentimento, mas quando atrelada a obediência, santificação, propósito e fé se torna um arma 'espiritual', e passa a ser um dom, pois ela movimenta o mundo espiritual. Se a palavra ficar só no pensamento ela está latente, mas se for falada, proferida, expressada, em santificação, sai do estado latente para o estado revelado ('rhema'), podendo muito em seus efeitos. Jesus Cristo disse que podemos 'falar' a um monte para sair do seu lugar  e se atirar no mar (Marcos 11:23). Muitas das curas que Ele fez, determinava ao enfermo expressasse verbalmente o que queria, mesmo já sabendo, de antemão, o que aquele precisava, mas havia a necessidade de que o enfermo falasse. Em Mateus 4:4 Jesus foi tentado no deserto e assim respondeu a satanás: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Fazendo uso da palavra podemos construir ou destruir o templo do Espírito Santo, como está em Mateus 15:11; bem como, podemos também destruir, curar, e até mesmo matar (2 Reis 2:23-24), liberando benção ou maldição (Tiago 3:10 e 2 Reis 2:23-24).
     O que estamos deixando sair da nossa boca? A nossa língua pode ser fonte de águas doces ou de águas amargas; ou uma ou outra, mas não das duas ao mesmo tempo (Tiago 3:11). Notemos que a boca fala do que o coração está cheio (Mateus 12:34b e Lucas 6:45) sim, ninguém consegue falar coisa boas todo tempo, se o seu coração está amargurado (Hebreus 12:15). Antes, cala-te, freia a tua língua, para que não te suceda coisa desagradáveis (Provérbios 13:3) , pois uma palavra lançada, pode retornar para nossa própria direção, como um bumerangue (Provérbios 6:2, Jó 15:6).
O que você está fazendo com a palavra que sai da tua boca?! Hein?!

Louvor: Basta uma Palavra Tua
     Deus é soberano!! A Ele toda a honra, glória, poder e autoridade sobre o que há nos céus e na terra!
   

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Esforça-te!!!



"Esforça-te, e tem bom ânimo [...]." (Josué 1:6a).

     Existem momentos que parece que tudo vem abaixo, não??!! Que a vontade e a disposição parecem nos faltar e que levantarmos da cama será um verdadeiro suplício...ou mesmo ficar remoendo aquela avalanche de pensamentos, rolando pra lá e pra cá ...Ufa!!! 
O que se passa nesses momentos? Isto significa que ninguém é de ferro e, mesmo o ferro, enferruja. Que em determinados momento nossa pseudo 'autossuficiência` se esgota (literalmente ralo a baixo), que não conseguimos permanece sobre as nossa próprias pernas ou que estamos com os 'nervos à flor da pele'. Sim é a hora de fazermos uma auto avaliação, um balanço e chegarmos a conclusão que não somos uma fonte inesgotável de força, um 'moto-contínuo', ou mesmo um gerador atômico (Jeremias 17:5). Pense que até Moisés teve seus momentos de queixume (Números11:11-15). O que fazer nestes instantes? Primeiramente, dê vazão a sua vulnerabilidade, falibilidade como um ser natural, de certo que não se de pode descontar em ninguém à sua volta, assim, tranque-se no quarto e extravase o sentimento de ira, raiva, tristeza, ou sei lá o que se está sentindo, pois 'sentir-se' é peculiar a nós seres humanos e temos que colocar este sentimento nocivo para fora, não é bom guardá-lo para o dia seguinte (Efésios 4:26). De que forma podemos fazer isto? Principalmente evite murmurações, feche a boca, não responda a ninguém (deixe para depois), pois você poderá se arrepender do que fez ou falou, então, esmurre um saco de areia, faça uma caminhada/corrida até colocar a língua para fora, em suma, arranje uma maneira e 'gaste-se...!' (só não vale fazer como o filme 'Um Dia de Fúria'...rsrs). Quando ao sentir esgotarem-se todas as energias e ver que não consegue levantar sequer um braço ou se até que você for xingado não consiga dar sequer um murmúrio de resposta...aí, este é o momento. Momento do quê??!! Momento de você saber que não é tudo aquilo que pensava e só resta uma coisa a fazer: ...'apelar', sem dúvidas, e apelar para quem? Ora, para Deus somente para Deus. O autor e consumador da nossa fé. Prostre-se de joelhos ao chão e clame a Deus; peça socorro ao Senhor (Salmo 121), converse intimamente com Ele, pois o que Ele mais quer é conversar contigo. E Ele te responderá se O clamares de todo o coração (2 Crônicas 7:14), mas não se abata ou se entristeça se não ouvir nada à princípio, pois Ele muitas vezes trabalha no silêncio, já que o silêncio de Deus, na maioria das vezes, é para nos amadurecer e consolidar a nossa fé na esperança que vem dEle (Jó 31:35); assim, se for preciso, chore, derrame-se na presença dEle; depois, preste atenção no Seu silêncio e, então, louve, clame, chame a atenção dEle, mas nunca deixe de adorá-lO . Foi assim com o rei Ezequias, ciente de uma doença que o levaria para a morte aos 20 anos de idade chorou e clamou ao Senhor e Ele lhe concedeu mais 15 anos de vida (2a. Reis 20:1-7). Não se surpreenda ao invés ficar em silêncio, Ele te responder: "Esforça-te...[...]." (Josué 1:6), "[...] ... Marche!" (Êxodo 14:15). E se Ele assim o fizer é por uma razão: você sabe quem você é? Hum?! Pois bem, Ele sabe, vamos lá: você é a primícia da criação (Tiago 1:18), nação eleita, sacerdócio santo (1 Pedro 2: 9-10), filhos de adoção de Jesus Cristo (Efésio 1:5), co-herdeiros de Cristo (Romanos 8:17), e muito mais. Por isso, mire-se em Isaías 40:29-31, pois Ele vai te levantar de onde você estiver. Creia!!
..."mais de você."!!!
Agora, faça por onde e fique em Paz o teu coração.